Saúde

Pesquisa explica que o melhor horário para dormir é entre 22h e 23h

Uma pesquisa realizada no Reino unido sugere que ir para a cama entre 22h e 23h parace proteger a saúde do coração e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Embora eles afirme que o estudo não apresenta uma relação de causa e efeito, os pesquisadores atribuem os resultados ao ciclo cicardiano (o nosso relógio biológico, mecanismo pelo qual o corpo regula o dia e a noite) e ressaltam que o tempo de sono é um potencial fator de risco cardíaco, independente de outros fatores.

Para chegar a essa conclusão os pesquisadores acompanharam cerca de 88 mil voluntários, com idade média de 61 anos, por quase seis anos. As informações sobre o timing do sono foram coletadas por meio de um aparelho de pulso durante sete dias, além de eles responderem questionários sobre estilo de vida, saúde e condições demográficas. Além disso, no período, os pesquisadores analisaram os dados de diagnóstico de doenças cardiovasculares: infarto, AVC, insuficiência cardíaca, entre outros. Os resultados foram publicados no European Heart Journal Digital.

Essas pessoas que vão atrasando a chegada do sono e se tornando cada vez mais vespertinos, podem desenvolver problemas de saúde mental e cardiovasculares.

“O sono é insubstituível. Não dá para repor sono com remédio, com alimentação saudável ou dormindo o dia inteiro no final de semana. O dano celular causado pela privação do sono, que causa o aumento da atividade inflamatória, por exemplo, já foi. O importante é respeitar o horário de dormir de cada um”, finalizou.

Leia também