Economia

Municípios da Regional Nordeste do ES recebem a Agenda Propositiva

Nesta terça-feira (03), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) lançou a Agenda Propositiva para Melhoria do Ambiente de Negócios nos municípios de Conceição da Barra, Jaguaré, Pedro Canário e São Mateus, pertencentes à Regional Nordeste. O documento, desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), visa impulsionar infraestrutura, logística, saúde, educação e empreendedorismo nessas localidades.

A entrega oficial contou com a presença do vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, do presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo, e do diretor regional Nordeste, Denis Alexandre Correa. Representantes dos municípios também receberam a Agenda Propositiva, destacando a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento regional.

Paulo Baraona ressaltou a atratividade competitiva da região, fazendo parte da área da Sudene, e enfatizou que a Agenda ajudará na antecipação de ações para a melhoria do ambiente de negócios.

O documento, quinto elaborado pelo Conder, concentra-se em 18 eixos estratégicos, abordando temas como mão de obra qualificada, infraestrutura rodoviária, leitos hospitalares, turismo, educação, exploração mineral, diversificação industrial, inovação e fortalecimento de setores produtivos.

Os resultados do Raio-x da Regional Nordeste revelam um total de 3.451 empresas, sendo São Mateus o município com maior número (2.262). Essas empresas geram quase 34 mil empregos formais, com destaque para o setor de Comércio Varejista. No setor industrial, há 202 empresas de Indústria de Transformação, 15 de indústria extrativa e 88 da construção civil, com salário médio regional de R$ 2.310,59.

Leia também