O município de Viana foi selecionado para participar de uma missão técnica internacional na Europa com o objetivo de trocar experiências sobre ações ligadas ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os pequenos negócios, gestão pública, empreendedorismo e governança.
Representada pelo prefeito Wanderson Bueno e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Ottaiano, Viana é uma das 10 cidades capixabas que embarcaram, nesta sexta-feira (03), com destino à Espanha e Portugal para conhecer de perto as práticas inovadoras.
“Estamos embarcando em uma missão internacional para adquirir conhecimentos e vivenciar realidades diferentes que podem ser aplicadas em Viana. Este intercâmbio vai agregar de forma concreta no desenvolvimento de futuras políticas públicas voltadas ao empreendedorismo. Serão duas semanas de uma grande troca de experiências e vivência em lugares que são referências mundiais em gestão”, enfatizou Bueno, que participa pela segunda vez de uma missão técnica internacional, após visita a países europeus em 2022.
Espanha e Portugal foram os destinos escolhidos com base na experiência desses países com inovação, empreendedorismo, competitividade e modelos consolidados de governança e gestão pública na perspectiva de cidades inteligentes.
Durante a missão técnica, a comitiva capixaba vai participar do maior evento mundial de inovação urbana e gestão de cidades inteligentes – o Smart City Expo World Congress – em Barcelona, além da palestra com o professor doutor Josep Piqué, o presidente executivo de La Salle Technova Barcelona, referência mundial em Ecossistemas de Inovação, e reunião com a Câmara de Comércio Brasil Catalunha com a participação do prefeito de Barcelona, Jaume Collboni.
Em Portugal, os representantes realizarão visitas técnicas a Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto (LIPOR), ao United Nations University (UNU-EGOV) e a NOVA School of Business and Economics, instituições que desenvolvem projetos pioneiros que contribuem para que as cidades sejam mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.
A viagem faz parte do programa Cidade Empreendedora, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), que desde 2021 realiza ações que buscam promover a melhoria do ambiente de negócios e estímulo ao empreendedorismo para as micro e pequenas empresas nos municípios capixabas.
“O Espírito Santo se tornou referência nacional com o Cidade Empreendedora, sendo o primeiro do país a estar em 100% do território capixaba e o único que custeou, com o apoio do governo estadual, todo o programa para as prefeituras. Não houve pagamento de contrapartida, o que não ocorreu nos outros estados”, explica Eduardo Simões, gerente da unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/ES e do Programa Cidade Empreendedora.
Viana foi selecionada para participar desta missão por conta do seu alto desempenho no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) da Gestão Pública Municipal em 2023, com foco em governança para estímulo ao empreendedorismo; programas e projetos de apoio ao empreendedorismo; regulamentações e legislação para melhoria do ambiente de negócio; processos que facilitam a realização de negócios e estimulam o setor produtivo, e recursos e infraestrutura técnica, física e tecnológica para atendimento ao empreendedor.
“O principal objetivo do Cidade Empreendedora é estimular políticas públicas que alcancem o empreendedor local. A missão técnica dará a oportunidade para que esses gestores municipais conheçam outras iniciativas de sucesso adotadas em cidades referências em inovação, tecnologia e empreendedorismo”, ressalta Alline Zanoni, gerente de relações institucionais do Sebrae/ES.
Durante a missão internacional, Wanderson Bueno transmitiu o cargo para o vice-prefeito, Fabio Dias, que assume as funções executivas da administração municipal pelos próximos dias.