Geral

Sebrae lança Desafio Empreendedor para universitários de todo o Brasil

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Brasil Júnior, está promovendo o Desafio Universitário Empreendedor, com o objetivo de exercitar nos estudantes do Ensino Superior habilidades e competências empreendedoras. Os interessados têm até o dia 30 de abril para inscreverem seus projetos pelo site bit.ly/desafiouniversitario23.

O desafio é nacional, de caráter educacional, e pretende reunir ideias inovadoras que surgem no ambiente universitário e que tenham como foco soluções ambientais sociais e de governança, dentro do conceito do ESG, definido pela Organização das Nações Unidas e que preza por ações de responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e corporativa.

A analista do Sebrae/ES Fabíola Bravim explica que esta é uma oportunidade para que estudantes apliquem os conhecimentos obtidos a partir da educação empreendedora.

“A Educação Empreendedora desenvolve habilidades empreendedoras em todos os níveis de ensino. E o Sebrae lança desafios entre os jovens para que apliquem o que foi aprendido, desenvolvendo sua capacidade de pesquisa, observação e visão crítica. Desta forma, o estudante está sempre preparado para discutir ideias no ambiente universitário. E além de soluções inovadoras que impactam o meio em que estão inseridos, eles também se tornam protagonistas do seu próprio crescimento, aprendizado e desenvolvimento profissional”, destaca.

Quem pode participar?

Podem participar do Desafio, os estudantes matriculados em qualquer curso do ensino superior regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC), e/ou estudantes membros de empresas juniores confederadas à Brasil Júnior. Os interessados devem se dividir em equipes compostas por três a cinco participantes, não sendo permitido times mistos, com os dois tipos de participantes. Ao todo, serão 650 equipes disputando o Desafio.

Etapas

O Desafio será dividido em três etapas, todas online. A primeira, de Ideação, é o momento em que as equipes vão elaborar as ideias inovadoras. Serão selecionados 42 projetos, sendo 21 de estudantes e 21 de empresas juniores. Na semifinal, será realizada uma mentoria para auxiliar na construção do projeto e as equipes deverão construir e gravar um vídeo de, no máximo, três minutos contendo o pitch da ideia/projeto da equipe. Apenas 18 projetos seguem para a fase final.

Na última etapa, as equipes finalistas participarão de um evento virtual de encerramento do Desafio e farão a apresentação online e síncrona do pitch de suas ideias, para a avaliação da banca de especialistas. Cada tema principal (governança, ambiental e social) terá dois projetos selecionados, totalizando seis equipes vencedoras, sendo três equipes compostas por empresários juniores e três equipes compostas por acadêmicos.

Inscrições

As inscrições para o Desafio vão até o dia 30 de abril de 2023. Os vencedores levam o prêmio de R$10 mil. O resultado está previsto para o dia 31 de julho. Para se inscrever, basta acessar https://mejinova-staging.brasiljunior.org.br/desafios/44 e preencher o formulário online.

Leia também