A Usina fotovoltaica do Hospital completa quatro anos de funcionamento em maio, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental e redução de impactos ao meio ambiente.
No Dia Internacional da Terra (22/04), em que o mundo é convidado a refletir sobre como colaborar para sua proteção, o Hospital Unimed Sul Capixaba ressalta os quatro anos de operação de sua Usina Fotovoltaica, um marco na trajetória da cooperativa em direção à sustentabilidade ambiental. Conhecido por sua modernidade e avançada tecnologia médica, o hospital tem como marca registrada o investimento em iniciativas sustentáveis, e a Usina Fotovoltaica é apenas uma das várias frentes desse compromisso.
Composta por 1.560 módulos solares e quatro inversores, a Usina Fotovoltaica é responsável por captar a energia solar e convertê-la em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. Desde sua instalação, a usina tem demonstrado resultados significativos na redução dos impactos ao meio ambiente.
Além da geração de energia limpa, o Hospital Unimed Sul Capixaba implementou uma série de outras iniciativas sustentáveis, incluindo a captação da água da chuva, uma estação de tratamento de resíduos eficiente e o uso de sensores de presença para otimizar o consumo de energia elétrica.
A cooperativa também adota uma abordagem proativa para mitigar suas emissões de gases de efeito estufa, calculando o volume emitido pela operação do Hospital, Hospital Materno-Infantil e Operadora de saúde, e compensando essas emissões por meio do plantio e manutenção de árvores.
Inicialmente foram instaladas 1.506 placas solares e quatro inversores no Hospital. A Unimed Sul Capixaba já está trabalhando na expansão da usina fotovoltaica.
“A usina tem se mostrado não apenas uma fonte de energia sustentável, mas também um símbolo do compromisso do Hospital Unimed Sul Capixaba com a preservação do meio ambiente e a promoção da saúde global”, destaca o diretor-presidente da cooperativa, Fernando Lemgruber Prado Costa.