Produção de Petróleo e Gás no ES Crescerá 11% ao Ano Até 2027
Posted on
A produção de petróleo e gás no Espírito Santo deve registrar um crescimento de 11,2% ao ano até 2027, segundo a 8ª edição do Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural no Estado, lançado na última terça-feira (8) pelo Observatório Findes. O documento, que reúne dados detalhados sobre o setor, projeta um aumento significativo na produção de óleo e gás, destacando os investimentos e os cenários de evolução para os próximos anos.
FPSO Maria Quitéria Unidade tem capacidade de produzir diariamente até 100 mil barris de óleo e de processar até 5 milhões de metros cúbicos de gás Foto YinsonPetrobrasDivulgação
Este estudo, realizado pelo Observatório Findes, analisa tanto os projetos offshore (em alto-mar) quanto onshore (em terra) e tem como objetivo proporcionar maior previsibilidade para os agentes do setor. Isso ajuda a orientar as decisões de políticas públicas e estratégias do setor privado.
De acordo com Marília Silva, gerente executiva do Observatório Findes e economista-chefe da Findes, o crescimento da produção será impulsionado por importantes projetos de exploração. Entre os destaques estão o Projeto Integrado do Parque das Baleias (IPB), da Petrobras, o campo de Wahoo, operado pela Prio, e o campo de Golfinho, gerido pela BW Energy. Todos esses projetos estão localizados no ambiente offshore, que tem se mostrado cada vez mais promissor. No ambiente onshore, a expectativa é que o aumento venha das recentes descobertas de petróleo.
A projeção é que até 2027, a produção de petróleo atinja 213,1 mil barris por dia, o que representa um crescimento médio anual de 11,2%. Já o gás natural deverá ter um crescimento médio de 10,4% ao ano, alcançando 4,9 milhões de metros cúbicos por dia em 2027.
O Nathan Diir, gerente de Ambiente de Negócios da Findes, ressalta que, entre 2024 e 2030, o crescimento médio anual da produção será mais modesto: 0,4% para o petróleo e 0,3% para o gás natural. Ele aponta que a partir de 2028, o declínio natural da produtividade dos campos offshore deverá resultar em uma queda na produção, enquanto a produção onshore também enfrentará uma redução gradual a partir de 2030. No entanto, a previsão é que, mesmo em 2030, a produção de petróleo e gás ainda será superior à registrada em 2024, quando a produção média foi de 154,9 mil barris de petróleo por dia e 3,6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
O Anuário da Indústria de Petróleo e Gás no Espírito Santo é um documento referência, compilando os dados mais relevantes do setor, além de apresentar previsões para a produção de óleo e gás até 2030. O anuário inclui informações sobre o número de poços perfurados, os investimentos planejados até 2030 e a arrecadação de royalties e participações especiais, entre outros dados importantes para a indústria.
Desde 2017, a Findes, por meio do Observatório Findes e do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia (FCPGE), tem sido pioneira na produção deste importante estudo. Nesta edição, o anuário contou com a colaboração de várias instituições, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Governo do Espírito Santo, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Organização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás (Onip), a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
8ª edição do Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural no ES – Foto Thiago Guimarães
Capa – Marília Silva, economista chefe da Findes e gerente-executiva do Observatório Findes – Foto Thiago Guimarães
E, durante Rodada de Negócios da Findes Com o objetivo de fortalecer suas operações no mercado capixaba, a MRV Engenharia, uma das principais construtoras...
Os produtos sustentáveis são aqueles que projetados, fabricados e utilizados com objetivo de minimizar o impacto no meio ambiente e na sociedade. Eles buscam...
Em uma cerimônia realizada na noite de quarta-feira (20) no Auditório do Hospital Materno Infantil, foi anunciada a contratualização de leitos e consultas no...