educação

Parceria entre Senac-ES e Setur promove curso de Cozinha Mediterrânea em Mucurici

A riqueza da gastronomia mediterrânea recebeu destaque no município de Mucurici. O curso de Cozinha Mediterrânea, realizado pelo Senac do Espírito Santo em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), atraiu moradores da região com uma formação gratuita, realizada entre os dias 11 e 13 de dezembro, no Mirante do Balneário de Mucurici.

O curso faz parte do Projeto de Capacitação e Qualificação para o Turismo Capixaba, idealizado pela SETUR, que promove qualificação profissional gratuita de qualidade por meio do Senac do Espírito Santo. A formação teve carga horária de 15 horas e certificou quinze profissionais da região, entre interessados e empreendedores.

A cozinha mediterrânea é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (UNESCO), sendo uma das culinárias mais exaltadas do planeta por conta da sua história e benefícios para a saúde. Logo, o curso proporcionou aos participantes a aquisição de conhecimentos e habilidades na preparação de pratos, manipulação de alimentos e regras de higiene.

A Gerente de Educação Profissional do Senac em São Mateus, Geovana Segato Piol, falou das expectativas após a realização da formação. “Com o curso concluído, espera-se que os participantes estejam aptos a oferecer experiências gastronômicas autênticas, impulsionando o turismo em Mucurici. O Senac se orgulha de fazer parte dessa missão”, disse.

Uma parceria estratégica

De acordo com a SETUR, neste ano o Programa de Qualificação para o Turismo já atendeu 52 municípios que estão no Mapa do Turismo Brasileiro, totalizando 1.150 vagas. Na carteira de cursos ofertados estão: Bem Receber o Turista, Camareira, Garçom, Barista, Cozinha Mediterrânea, Cozinha Italiana, Técnicas de Guiamento em Atrativos Naturais e Técnicas para Monitor de Turismo.

A parceria entre o Senac do Espírito Santo e a SETUR  evidencia o comprometimento em promover não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a cultura, consolidando a região como um polo turístico no Norte do estado do Espírito Santo.

Leia também