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Novo Ensino Médio vai ajudar a reduzir evasão escolar

Uma pesquisa encomendada pelo Sesi e pelo Senai mostra que, para 84% dos brasileiros, as mudanças na formação dos jovens com o Novo Ensino Médio vão ajudar a reduzir a evasão escolar.  A falta de interesse dos alunos é o principal motivo da evasão (40%), segundo dados da FGV. Com cinco anos de experiência no Novo Ensino Médio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SenaiI) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) são pioneiros na implementação do modelo. Segundo a pesquisa Sesi-Senai, mais de 70% dos brasileiros aprovam as principais diretrizes da reformulação de ensino.   

 “O índice de desempenho acadêmico dos nossos estudantes tem sido melhor no Novo Ensino Médio, a experiência de implementação do novo método tem sido um sucesso. Não só pelo pioneirismo, mas também pelos resultados efetivos, satisfação dos pais, satisfação da família, satisfação sobretudo do estudante e alto desempenho escolar”, observa o diretor-geral do Senai e diretor-superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi.  

 Os resultados otimistas vão para diferentes áreas, desde escolha de itinerário, grade horária e desenvolvimento de conhecimentos. Um bom exemplo é que 72% dos brasileiros estão satisfeitos com o novo modelo de currículo.   

Alinhado a expertise dos cinco anos de implementação, o Sesi vem desenvolvendo mudanças importantes para modernizar o ensino de milhares de crianças e adolescentes. O principal expoente da iniciativa é a Escola Sesi de Referência, que traz mudanças estruturais, na metodologia educacional e na gestão escolar.   

Assim como no Novo Ensino Médio, as escolas de referência dão autonomia e protagonismo aos alunos no processo educacional, buscando a formação não só de futuros profissionais como de cidadãos críticos e inovadores. Para isso, as escolas da rede SESI de todo o país contam com uma infraestrutura tecnológica e um currículo próprio, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).   

Ao todo, 24 estados participam do projeto com cerca de 40 escolas de referência. Bahia e Goiás, por exemplo, reformam quatro escolas por estado. Até o momento, quatro unidades da Escola Sesi de Referência estão em operação, nos municípios de Maceió (AL), Paulista (PE), Juazeiro do Norte (CE) e São José dos Pinhais (PR).  

Em Vitória (ES), a escola Sesi de Referência tem previsão para ser inaugurada em abril. 

  “A vida humana está se transformando, bem como os aspectos culturais e educacionais. E a escola não vai ficar de fora desse processo. O Sesi Referência vai resolver problemas que se modificam por conta da velocidade do ciclo tecnológico. Ela vai focar no aprendizado STEAM, porque hoje cada vez mais há um conjunto de pessoas que exercerão profissões sobre tecnologias que ainda não foram criadas. Então é primordial que o jovem que está hoje na escola tenha uma base crítica, interpretativa e criativa”, ressalta o superintendente do Sesi ES, Cláudio Marcassa. 

A pesquisa do Sesi-Senai ouviu 2.007 brasileiros em abordagem domiciliar em dezembro de 2022. Os resultados são representativos da população com mais de 16 anos e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.   

Mudanças estruturais, curriculares e metodológicas  

A pesquisa revela que mais de 40% dos brasileiros acreditam que o potencial do Novo Ensino Médio para a melhora da formação do aluno é muito grande ou grande. E 80% afirmam que o modelo irá promover a elevação da qualidade de ensino do país.   

Por isso, a proposta pedagógica das escolas Sesi de Referência segue as diretrizes do Novo Ensino Médio, baseada no movimento STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Além disso, os alunos contam com material didático autoral, feito com a participação dos professores e coordenadores da rede. Com as reformas estruturais e metodológicas, o antigo formato de sala de aula e dinâmica aluno-professor muda completamente.   

 As escolas de referência inspiram os estudantes a se tornarem os protagonistas das suas histórias, além de trazer os cinco elementos do DNA STEAM – Investigar, descobrir, conectar, criar e refletir. Há, também, atenção ao desenvolvimento educacional dos alunos, com lousas interativas, projetores e notebooks individuais.   

 “O Novo Ensino Médio possibilita o tradicional certificado do ensino médio e a conclusão de uma formação técnica e profissional. E expande as oportunidades para o jovem aproveitar as notas para o acesso ao ensino superior e também para ingressar no mercado de trabalho”, explica Claudio Marcassa. 

O estudante Pietro Pazini, do 3º ano do Ensino Médio do Sesi Jardim da Penha (ES), sente a diferença: “Na maioria das escolas o ensino ainda é muito engessado. O professor chega, dá aula, explica a matéria, a gente faz as atividades e é isso, acaba por ali. Já no SESI, o professor direciona você. Ele fala ‘por que você não pesquisa isso ou vai por esse caminho?’ e o próprio aluno tem que buscar a informação e aprender por conta própria pra conseguir adquirir aquele conhecimento e avançar nos estudos”, conta. 

Atenção às demandas socioemocionais dos estudantes  

Para se investir na formação dos estudantes, com foco no mercado de trabalho e desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias para o século XXI, as escolas Sesi de Referência visam a capacidade do trabalho em equipe, resiliência, comunicação desenvolta e criatividade. Além de cultura maker – mão na massa –, resolução de problemas, projetos transdisciplinares, salas invertidas e metodologias ativas que são utilizadas para transformar o aluno no principal protagonista do processo de ensino e aprendizado.   

É por isso que as reformas estruturais das escolas são fundamentais para garantir o trânsito livre dos alunos e facilidade no acesso de recursos e ferramentas de aprendizado. Os quatro pilares das escolas de referência são:   

  • Organização de conteúdo e formação de profissionais da educação;  
  • Gestão Escolar;  
  • Tecnologias educacionais; e   
  • Infraestrutura física.  

Nesse sentido, foi criado um conceito arquitetônico e identidade visual para as salas de aula. Definidas como salas ambiente, estão organizadas por área de conhecimento: Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática; Linguagem; Criação Maker; e Criação de Robótica.   

Investimento em centro para formação continuada de professores 

Com uma educação cada vez mais tecnológica e a chegada do Novo Ensino Médio, o Sesi criou o Centro Sesi de Formação em Educação com o objetivo de preparar professores para um novo conceito de educação. A instituição oferece formação continuada e pós-graduação para profissionais da própria rede e de outras instituições de ensino.  

O Centro atua em duas frentes: interna e geral-externa; a primeira é voltada para a formação de profissionais do Sesi e de multiplicadores, ou seja, pessoas que, depois de formadas, serão capazes de capacitar outros profissionais. A segunda frente geral-externa é para profissionais de educação, em geral, e pós-graduação.  

Uma série baseada em histórias reais de alunos e professores  

Muito além de mudanças curriculares e estruturais, as Escolas SESI de Referência são formadas por pessoas. Para entender mais sobre a nova dinâmica das escolas. A Agência de Notícias da Indústria conversou com estudantes, professores, pais e gestores dos cinco cantos do país (MS, PR, ES, TO e CE) e preparou uma série especial que explica na prática, o que é ser uma escola de referência. 

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