Os Blocos de Rua que compõem o Blocão ficaram estarrecidos com os ataques realizados pelas Forças Policiais e pela Guarda Municipal no Centro de Vitória, nas noites de segunda e terça-feira de Carnaval.
Durante as reuniões de organização do Carnaval, fomos informados de que estava sendo elaborado um Plano de Dispersão. Soubemos, após uma coletiva de imprensa, que a dispersão seria via Circuito da Folia, do Centro em direção ao Sambão. Em nenhum momento foi mencionado o que seria feito em relação a foliões que ainda permanecessem no Bairro e, muito menos, que estes seriam atacados com bombas de gás, balas de borracha e spray de pimenta, além de “gritos de ordem” e ameaças.
É necessário frisar que, no momento dos ataques, estavam nas ruas famílias com crianças, ambulantes, trabalhadores e foliões aproveitando os últimos dias do carnaval.
O Blocão, além de não ter sido consultado e não ter opinado em nada sobre o Plano de Dispersão, repudia, veementemente, ações violentas e truculentas contra quaisquer pessoas.
Reiteramos ainda que ações como essa tendem a descaracterizar o ambiente pacífico que foi o Carnaval de Rua do Centro de Vitória.
Esperamos que a Guarda Municipal e as Forças Policiais do Estado sejam responsabilizadas e respondam pelos atos violentos praticados contra a população atingida.