O Estado do Espírito Santo será beneficiado com um investimento significativo para a ampliação do Sistema Aquaviário. Na manhã desta sexta-feira (26), o governador Renato Casagrande anunciou a alocação de R$ 30 milhões para a construção de cinco novas estações do Aquaviário, como parte dos novos eixos do Novo PAC Seleções do Governo Federal, em Brasília (DF).
As novas estações serão estrategicamente posicionadas para otimizar o serviço de transporte aquaviário em Vitória, Vila Velha e Cariacica. Em Vitória, as obras incluirão estações na Rodoviária, no Centro da Capital na altura da Praça Pio XII, e nas proximidades do antigo Terminal Dom Bosco. Em Vila Velha, uma estação será instalada próximo ao Museu da Vale, enquanto em Cariacica, a nova estação será localizada na Orla de Porto de Santana.
O governador Casagrande destacou a importância desse investimento para a mobilidade urbana e o turismo: “Após mais de duas décadas sem o serviço, retomamos o Sistema Aquaviário em agosto do ano passado, com um modelo muito mais moderno. Os barcos oferecem ar-condicionado, bicicletário, wi-fi e integração com o Transcol. Agora, com a construção dessas cinco novas estações, pretendemos ampliar o acesso ao serviço, que não só melhora a mobilidade urbana, mas também representa uma oportunidade significativa para o turismo local.”
O Sistema Aquaviário, atualmente em operação com três estações – Porto de Santana em Cariacica, Praça do Papa em Vitória e Prainha em Vila Velha – foi redesenhado para atender melhor às necessidades dos passageiros. As novas estações foram planejadas com base em estudos detalhados, considerando demanda de passageiros, conexões com linhas de ônibus, ciclovias, e impactos socioambientais.
A tarifa do Aquaviário é integrada à do Transcol, custando R$ 4,70. Com essa integração, passageiros que utilizam ambos os sistemas pagam a tarifa apenas no primeiro embarque, utilizando o CartãoGV, o que proporciona uma experiência de transporte mais conveniente e econômica.
Com essas novas estações, espera-se uma melhoria significativa na conectividade entre diferentes modais de transporte, além de um aumento na acessibilidade e eficiência do transporte coletivo no estado.
Foto: Henrique Raynal | CC