Acontece nesta quarta, dia 14, no Parque Cultural Reserva Vitória traz para a cidade experiências pedagógicas em espaços públicos
O projeto leva estudantes da rede pública para visitas educativas ao Parque, uma parceria da AMARV – Associação dos Moradores e Amigos da Reserva Vitória com o Shopping Vitória, a Matias Brotas arte contemporânea e Prefeitura de Vitória
Nesta quarta, dia 14, às 8h30, acontece a solenidade de lançamento do Projeto ‘Reserva Arte’, com a presença de autoridades e visitação ao Parque Cultural Reserva Vitória, espaço público localizado atrás do Shopping Vitória. Com o objetivo de proporcionar momentos de contato com a arte e a natureza para o público escolar, o Parque Cultural Reserva Vitória está aberto para agendamento das visitas educativas do projeto “Reserva Arte”.
Alunos das escolas públicas de Vitória, com a mediação de educadores, podem vivenciar experiências artísticas no espaço por meio de atividades criativas e pedagógicas. O projeto busca estimular o debate sobre a arte contemporânea com propostas educativas de caráter lúdico, prático e criativo que aproximam crianças e adolescentes dos processos artísticos envolvidos na arte hoje, bem como reforçar a relação do parque com a arte e a cidade, que vai desde a compreensão de espaços públicos como espaços culturais, às noções de patrimônio (material e imaterial) e cidadania.
O projeto é desenvolvido pelo Shopping Vitória em parceria com a galeria Matias Brotas Arte Contemporânea – MBac, responsável pela curadoria das obras, e tem apoio da Prefeitura de Vitória e da Associação dos Moradores e Amigos da Reserva Vitória – AMARV. “Apoiar e dar vida a esse projeto significa ampliar as possibilidades da rede pública de ensino para uma educação que garante acesso a experiências valiosas e a uma oportunidade única de relação com a arte”, destaca Mariana Buaiz, vice-presidente do Shopping Vitória.
ndo Lara Brotas, diretora executiva da Matias Brotas, uma das idealizadoras do projeto, e responsável pela curadoria das obras no parque, é um privilégio fazer parte de mais um projeto que envolve ‘Arte, Cultura e Educação’. “O ‘Reserva Arte’ propõe criar uma atmosfera de experiência com o espaço urbano. O parque receberá visitas agendadas e tem como objetivo se tornar um organismo vivo com ações que amplie o diálogo com a sociedade e as relações de troca e pertencimento”, explica Lara.
“Nosso objetivo é poder apresentar para a cidade uma possibilidade de experiência pedagógica em espaços como o Parque Cultural. A gente espera que isso passe a integrar o roteiro de visitas das escolas para as mais diversas possibilidades que envolvem arte, educação, cultura e meio ambiente. Acreditamos que a educação nesses espaços potencializa e complementa a educação formal no ambiente escolar”, afirma a coordenadora do projeto, Fernanda Zardo.
O Parque e agendamento visitas
O Parque Cultural Reserva Vitória, localizado atrás do Shopping Vitória, foi inaugurado em 2021 e é um espaço aberto ao público que propõe troca e experiências com a arte. Sete obras de arte contemporânea, de artistas da cena atual, compõem o parque e aproximam o visitante da experiência estética e do processo artístico dos artistas, são elas:
• Porta para um depois – Artista carioca Adrianna Eu
• Karma – Artista carioca Antonio Bokel
• Vazante – Artista gaúcho José Spaniol
• Experimento Nido – Artista capixaba Sandro Novaes;
• Uma carta de amor direto no coração – Artista carioca Thainan Castro
• Liber – Artista capixaba Vilar
• Randômica – Artista carioca José Bechara
Fernanda Zardo, coordenadora do projeto, ainda explica que essas obras em exposição instigam os visitantes a explorarem o espaço e a paisagem ao seu entorno, proporcionando portas, janelas, molduras e passagens para as mais diferentes formas de olhar para a cidade e vivenciar a arte nos seus espaços. “Elas colocam um parque público como o Parque Cultural Reserva Vitória em diálogo com a arte e com a cidade, criando-se uma atmosfera de experiência com o espaço, onde o público se conecta com a arte e com a natureza, ampliando as possibilidades de pertencimento à cidade. Essa realidade é motivo também para a conexão entre ideias e pessoas, de modo a instigar espaços como o do parque a se tornarem lugares democráticos de socialização”, reforça ela.
As visitas educativas do projeto ‘Reserva Arte’ são gratuitas e agendadas previamente, e acontecem sempre de terça a sexta, pela manhã ou à tarde, para grupos escolares da Educação Infantil, Ensinos Fundamentais e Médio. O projeto acontecerá até dezembro de 2023 e o agendamento pode ser feito pelos telefones (27) 3145-5929 | 99828-9576. Lembrando que além das visitas agendadas, o parque é aberto ao público, que pode visitá-lo a qualquer dia e horário.
A Associação dos Moradores e Amigos da Reserva Vitória – AMARV disponibiliza lanches para as crianças em visita e o Shopping Vitória garante o melhor acesso possível a banheiros e bebedouros nos ambientes internos durante a visitação. Uma equipe de bombeiros do Shopping Vitória realiza a recepção dos grupos e os procedimentos de segurança e atendimento emergenciais.