Economia

Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia Apresenta Propostas para Impulsionar Setor no Espírito Santo

  • Na última segunda-feira, 22 de abril, o Palácio Anchieta, em Vitória, foi palco de um importante encontro entre representantes do governo, empresas do setor de óleo e gás, e instituições ligadas à indústria energética. O destaque foi a entrega ao governador Renato Casagrande de um documento elaborado pelo Fórum Capixaba da Indústria de Petróleo, Gás e Energia (FCPGE), contendo 19 propostas estratégicas para o desenvolvimento do mercado de gás natural no Espírito Santo.

O objetivo principal dessas propostas é potencializar o uso do gás natural no estado e fortalecer o mercado desse combustível, tornando-o mais acessível e competitivo. Entre os pontos abordados no documento estão aprimoramentos na regulamentação do mercado de gás, políticas públicas de oferta, estímulo à presença de mais comercializadores, e definição de mecanismos de financiamento para investimentos na cadeia de valor do gás natural.

A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, destacou a importância dessas discussões para o setor, ressaltando que as empresas do ramo estão atentas às questões relacionadas ao meio ambiente, tributação e formação de mão de obra.

Além disso, o encontro contou com a presença de representantes do Governo do ES, do Sebrae ES, da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip) e do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), bem como de grandes empresas do setor como Petrobras, Shell Brasil, e ArcelorMittal, entre outras.

Para Rúbya Salomão, secretária-executiva do FCPGE, o trabalho conjunto realizado com empresas e instituições do setor é fundamental para agregar valor à indústria, gerar emprego e renda, e promover investimentos. Ela ressaltou que as propostas foram elaboradas a partir da escuta ativa dos principais stakeholders envolvidos no processo.

Com o lançamento dessas propostas, espera-se um impulso significativo para o setor de gás natural no Espírito Santo, com potencial para gerar benefícios econômicos e sociais para o estado e seus habitantes.

Leia também