Com mais tempo das crianças em casa, distribuidora de energia alerta para cuidados simples, mas essenciais, com instalações elétricas e brincadeiras
Vitória, 02 de janeiro de 2025 – Com as férias escolares, muitos estudantes estão em casa e, com isso, aumenta o tempo que as crianças passam ao lado de aparelhos elétricos, o que exige uma atenção redobrada com a segurança elétrica. A EDP, distribuidora de energia elétrica no Espírito Santo, reforça as orientações para prevenir acidentes envolvendo eletricidade e garantir um ambiente seguro durante o período de férias.
Estudos da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam que, entre 2022 e 2023, foram registrados 183 acidentes envolvendo crianças entre 0 e 15 anos, decorrentes de choques elétricos, um dado preocupante que exige cuidados especiais dentro de casa. De acordo com Bruno Mendonça, gestor da EDP, “os pais e responsáveis devem ficar atentos à segurança elétrica dentro de casa, especialmente porque as crianças têm maior tendência a manipular equipamentos sem perceber os riscos envolvidos”.
Instalações elétricas antigas, o uso de muitos aparelhos na mesma tomada e improvisações na fiação são os maiores causadores de acidentes. Além disso, é essencial manter as crianças longe de tomadas e fios, evitar o uso de aparelhos com as mãos molhadas e tomar cuidado ao utilizar celulares conectados à tomada, especialmente quando as condições meteorológicas estão instáveis.
A seguir, a EDP apresenta algumas dicas simples, mas muito eficazes, para garantir mais segurança nas residências durante as férias:
1. Proteja as tomadas – Use dispositivos específicos para cobrir as tomadas e evitar que as crianças as manipulem. 2. Evite improvisações – Não utilize “gambiarras” ou sobrecarregue as tomadas com benjamins; prefira filtros de linha com fusíveis para proteger os aparelhos. 3. Inspecione a fiação – Realize verificações regulares nas instalações, especialmente nas de alta potência, como chuveiros e ar-condicionado. 4. Mantenha distância da água – Não ligue aparelhos elétricos próximos a duchas, piscinas ou outros locais com água. 5. Evite mãos molhadas – Ensine as crianças a não manusearem equipamentos elétricos com as mãos molhadas, para prevenir choques. 6. Carregadores certificados – Utilize sempre carregadores originais e certificados para evitar risco de curto-circuito. 7. Desligue aparelhos em tempestades – Durante tempestades com muitas descargas atmosféricas, desligue os eletrodomésticos da tomada. 8. Substitua cabos danificados – Fios e cabos com isolamento desgastado ou rachado devem ser trocados imediatamente. 9. Verifique a capacidade da instalação – Certifique-se de que as instalações elétricas da casa são adequadas à quantidade de aparelhos conectados simultaneamente. 10. Não use celular na tomada – Evite o uso de celulares ou atender chamadas quando o aparelho está conectado à tomada.
Em casos de acidentes ou emergências relacionadas à rede elétrica, a EDP recomenda que os clientes acionem a distribuidora por meio dos canais de atendimento disponíveis 24 horas:
Central de Atendimento: 0800 721 0707
Aplicativo EDP Online e site: www.edp.com.br
WhatsApp: (27) 99772-2549