Com feriadão à vista, bares e restaurantes do ES projetam aumento de até 30% no faturamento
Expectativa é de casas cheias, torta capixaba em alta e economia aquecida com geração de empregos
O mês de abril reserva mais do que folga e celebrações religiosas para os capixabas. Com a chegada da Sexta-feira Santa (18), Páscoa (20) e o feriado de Tiradentes (21), bares e restaurantes do Espírito Santo já se preparam para um verdadeiro “boom” de clientes — e de faturamento. A expectativa do setor é otimista: o aumento nas vendas pode chegar a até 30% em relação a períodos comuns, segundo estimativa do presidente do Sindbares/Abrasel ES, Rodrigo Vervloet.
De acordo com pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), essa tendência não se limita ao Espírito Santo. Em nível nacional, 71% dos empresários do setor esperam crescimento nas receitas durante o feriado prolongado, em comparação com a Semana Santa de 2024. Para a maioria, o aumento deve variar entre 5% e 20%.
No entanto, o Espírito Santo desponta com uma projeção acima da média. Para Vervloet, isso se explica por uma combinação de fatores que tornam o período ainda mais promissor para os estabelecimentos locais.
“Em feriados, normalmente a alimentação fora do lar de fato cresce, mas na Semana Santa em si a gastronomia capixaba tem um destaque ainda maior: a torta capixaba. Então, para além dos dias do feriado, a busca pela torta capixaba, um prato típico característico da culinária do Espírito Santo consumido durante esse período, favorece o faturamento dos estabelecimentos do setor no Estado”, explica.
A tradicional torta capixaba — feita à base de frutos do mar, palmito e outros ingredientes regionais — se torna protagonista nesta época, impulsionando o movimento não só em restaurantes, mas também em mercados e feiras livres.
Além do impacto direto no caixa dos estabelecimentos, o aquecimento do setor também deve refletir positivamente no mercado de trabalho. A previsão, segundo o Sindbares/Abrasel ES, é de que cerca de mil vagas temporárias sejam abertas em todo o estado durante o período da Páscoa, reforçando o time de atendimento, cozinha e logística.
“É um momento muito importante para o setor e também para a economia local. Essa movimentação gera oportunidades, fomenta os pequenos produtores e ajuda a manter o setor aquecido, especialmente em um ano que ainda é de retomada para muitos empreendedores”, destaca Vervloet.