Cerca de 40% da população brasileira têm colesterol elevado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Por isso, a prática de exercícios e uma alimentação balanceada pode auxiliar na queda desses índices. E sendo assim, o 08 de agosto marca o Dia Nacional da Prevenção e Controle do Colesterol. Além de medicamentos, o tratamento passa pela alimentação saudável e prática regular de atividades físicas. Na Serra, o paciente recebe todo o acompanhamento necessário para uma melhor qualidade de vida.
Presente em mais de 50 localidades do município e com 4,5 mil alunos, o Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) promove saúde e bem-estar aos munícipes, através da oferta de atividades físicas e estímulo ao convívio social. São aproximadamente 88 mil atendimentos por mês. Entre as aulas estão walking football, corrida de rua, vôlei adaptado e ginástica. Além da presença do professor de Educação Física, a equipe do Proef possui nutricionista que orienta os participantes de grupos especiais (obesidade, hipertensão, diabetes, entre outros também ofertados gratuitamente pela prefeitura).
O diagnóstico de colesterol alto é realizado na unidade de saúde de referência do paciente, que passa a receber atendimento contínuo com medicamentos e insumos. Há acompanhamento por equipes multidisciplinares (assistente social, nutricionistas, médicos, enfermeiras, farmacêutico e outros profissionais) com objetivo de levar educação e saúde visando ao autocuidado.
Caso necessário, os pacientes também são referenciados para o atendimento especializado ofertado pela própria Prefeitura da Serra no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), onde recebem atendimento do cardiologista e/ou outros especialistas.
Os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima do seu bairro, portando o cartão do SUS ou o CPF, comprovante de residência e documento de identidade com foto. Depois, é só agendar horário na recepção para ser atendido pelo profissional de Educação Física na unidade.
O colesterol é um conjunto de gorduras necessárias para o organismo exercer determinadas funções, porém passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol (conhecida popularmente como colesterol ruim) no organismo e do tipo de gordura ingerida. São fatores de risco para o colesterol elevado: história familiar; sedentarismo; obesidade; tabagismo.