Gastronomia

Você sabe o que é um café sustentável? Especialistas do Méqui explicam!

A sustentabilidade se tornou um conceito determinante na rotina das pessoas e das empresas. Ela traz consigo muitas oportunidades – inclusive de negócios – que envolvem a responsabilidade com as pessoas e com o meio ambiente, e está presente em ações e produtos que impulsionam comunidades além das fronteiras locais.

No setor de alimentos não seria diferente: no Brasil, grande mercado que movimenta a economia do café, sua produção contribui para a sustentabilidade da atividade, movimentando um ecossistema dentro e fora das fazendas produtivas. Mas afinal, o que é um café sustentável?

Um café sustentável é aquele que gera impactos positivos para a economia, a sociedade e o meio ambiente em todo o seu processo de produção – do plantio até a colheita. Ele busca reduzir o uso de insumos químicos, como fertilizantes e pesticidas, e utiliza métodos de cultivo que preservem a biodiversidade e protejam o solo e a água. Segundo a Plataforma Global de Café (GCP), em 2022, o Brasil produziu mais de 1 terço do total global de cafés reconhecidos como sustentáveis, mostrando que, há anos, essa é uma preocupação do setor. Além disso, a produção sustentável traz a relação entre inovação e sustentabilidade, criando valor agregado sem comprometer o equilíbrio entre os aspectos econômico, ambiental e social das empresas.

“Os clientes estão cada vez mais ligados às tendências, e a sustentabilidade é uma delas, se tornando até mesmo um diferencial na hora da escolha. Muitos produtores e empresas perceberam esse movimento e entenderam ser essencial para o sucesso dos negócios. No caso dos produtores, apostaram em mudanças nas fazendas para atender às certificações. Já no caso de empresas, os critérios para escolha de fornecedores agora contam com essa exigência. É um ecossistema de ganho para todos”, comenta Bruna Mendes, Gerente de Segmento de Café no McDonald’s no Brasil.

O McDonald’s, por exemplo, tem em seu cardápio o café como produto estratégico. O McCafé é vendido em todo o Brasil e os clientes podem consumir as bebidas com um blend exclusivo da marca, feito com delicados grãos arábica, 100% nacionais e a preços acessíveis.

A rede aposta em fornecedores com certificações variadas, incluindo a Rainforest Alliance, uma das principais organizações internacionais que atua pela conservação das florestas tropicais, comunidades rurais e florestais em 58 países e tem a certificação como principal ferramenta para a transformação de cadeias produtivas de alimentos. Através de uma norma robusta de requisitos que abrangem as práticas ambientais, sociais e de gestão, contribui para a melhoria contínua nas produções de café ao redor do mundo e assegura que esses grãos são cultivados e manufaturados com práticas sustentáveis.

Yuri Feres, Diretor Rainforest Alliance Brasil, destaca a importância desse trabalho próximo a grandes empresas. “O trabalho essencial da Rainforest Alliance é apoiar os produtores agrícolas na transição de seus métodos para a sustentabilidade. Os agricultores são guiados por boas práticas agrícolas, alinhadas com mais de 150 requisitos em aspectos fundamentais como gestão, meio ambiente e social. Importante dizer que a maior contribuição dessa implementação são os resultados nos avanços das gestões agrícolas com o passar dos anos. Esse é apenas o começo dos benefícios por trás da certificação, seguido pela responsabilidade compartilhada assumida pela cadeia de suprimentos até o envolvimento do consumidor final através do selo nos produtos. A parceria com grandes marcas como o McDonald’s é fundamental para a conscientização e engajamento das pessoas com os temas da sustentabilidade para um futuro mais próspero para todos.

“Na Arcos Dorados priorizamos a origem dos nossos ingredientes para sempre oferecer produtos de alta qualidade em todas as refeições servidas, cuidado que começa no campo e vai até a bandeja. Acompanhamos de perto o processo de cada um de nossos parceiros para garantir que servimos um café que passou por processos em conformidade com os nossos compromissos e as boas práticas de cuidado com o meio ambiente e com a comunidade, nossa Receita do Futuro”, esclarece Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, master franqueadora do McDonald’s na América Latina e Caribe.

Saber escolher o café ideal vai muito além do sabor e do aroma, pois por trás de cada grão, há uma grande cadeia envolvida. Para saber mais sobre o café premium do McCafé, acesse o site da marca. Para saber mais sobre as práticas sustentáveis da Arcos Dorados, entre na página da Receita do Futuro.

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