Cidade

Redução no índices de criminalidade na Serra no primeiro quadrimestre de 2024

Serra+Segura: número de furtos à coletivos, acidentes fatais no trânsito e crimes ao patrimônio caem

A cidade da Serra vem se destacando em diversas áreas, desde Educação até Saúde, Empreendedorismo e Desenvolvimento Urbanos e Obras. No entanto, um dado recente vem solidificar ainda mais sua posição como um dos melhores lugares para se viver: a Segurança.

De acordo com os dados apresentados na quinta reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada nesta quinta-feira, dia 9, os índices de criminalidade na Serra para o primeiro quadrimestre de 2024 mostram uma redução significativa em diversos tipos de crimes.

Um dos destaques foi a queda de -38,6% na taxa de furto e roubo em transportes coletivos, comparando-se com o mesmo período do ano anterior. De janeiro a abril de 2023, foram registrados 759 casos, enquanto no mesmo período deste ano, esse número diminuiu para 466.

Além disso, o número de vítimas fatais no trânsito também apresentou uma redução, com 13 óbitos este ano, o que representa uma diminuição de 35% em relação ao mesmo período de 2023, quando 20 fatalidades foram registradas.

No geral, os crimes contra o patrimônio diminuíram em -17,52%, totalizando 4.337 casos registrados no primeiro quadrimestre de 2024. Destaca-se o mês de abril, que contabilizou o menor número de crimes contra o patrimônio do ano, com 942 registros.

Entre os destaques de redução nos crimes contra o patrimônio estão o roubo em transporte coletivo (-44,3%), roubo em residência condomínio (-35,7%), roubo a pessoa em via pública (-31,5%) e roubo em estabelecimento comercial (-25,5%).

Os números mostram ainda uma redução de 6,1% no furto e roubo de veículos, com 504 casos registrados nos primeiros quatro meses do ano, contra 537 no mesmo período de 2023. Além disso, foram recuperados 274 veículos neste ano com o auxílio de todas as forças de segurança.

O índice de furto e roubo de celular também apresentou uma queda de 22,7%, com 1.654 casos registrados de janeiro a abril de 2024, em comparação com os 2.141 casos do mesmo período do ano anterior.

A reunião do GGIM, coordenada pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes), contou com a participação de diversas pastas da Prefeitura da Serra, incluindo a Secretaria de Assistência Social (Semas) e a Secretaria de Direitos Humanos (Sedir), além das forças de segurança e representantes do meio judicial. Destaca-se ainda a presença do Procurador da República, Jorge Munhoz, visando ampliar as estratégias de segurança pública na cidade.

Leia também