A segunda edição do evento reuniu lideranças da saúde na Praça do Papa em um encontro dedicado à saúde e à educação profissional
A formalização do Colegiado da Saúde: apresentação dos membros diretores marcou a abertura da segunda edição do Saúde em Fórum, realizado pela diretora executiva Alice Sarcinelli. O evento aconteceu na última sexta-feira (27), no Competições Senac de Educação Profissional, em colaboração com o Sebrae-ES. O Senac-ES, o Sebrae-ES, a Rede Vitória de Comunicação e o HugB – Hub de inovação do Grupo Buaiz desempenham o papel de correalizadores na etapa Espírito Santo.
Com discussões e networking na área da saúde e educação profissional, o Saúde em Fórum reuniu CEOs, representantes do Governo do Estado, como o secretário de estado da Saúde, Miguel Duarte.
“Os principais focos desta segunda edição do Saúde em Fórum foram o debate da formação profissional, a divulgação de pesquisa inédita sobre o panorama do crédito e dos serviços financeiros para o setor da saúde no Espírito Santo e também a apresentação do funcionamento do colegiado da saúde – movimento estratégico pelo apoio, conexão e desenvolvimento de instituições do setor da saúde no estado”, ressalta Alice Sarcinelli, CEO da AS Consultoria e diretora executiva do Saúde em Fórum.
Um ponto alto do evento foi a apresentação da “Fundamentação da primeira pauta do Colegiado da Saúde: Panorama do crédito e dos serviços financeiros para o setor da saúde no Espírito Santo”, apresentado pelos representantes da Unidade de Ambiente e Negócios e Acesso ao Crédito Sebrae ES, Eduardo Simões e Patrícia Fontes. Eles apresentaram as novidades em torno da pauta, como por exemplo, em cinco anos, o número de micro e pequenas empresas na área de saúde cresceu mais de 80% no Espírito Santo.
Para se ter uma ideia, a quantidade de estabelecimentos presentes no território capixaba saltou de 5.533 em 2017, para 9.992 no ano de 2022. “Existe um grande caminho a ser trilhado, tanto pelo segmento para que possa se profissionalizar e acessar o crédito de forma consciente como também as instituições financeiras precisam olhar para a área de saúde de forma diferenciada, como um segmento que está crescendo e é muito protagonista no desenvolvimento do estado”, destaca Patrícia fontes, analista do Sebrae que apresentou a pesquisa.
Formação Profissional em Saúde para o mercado atual – equilíbrio entre soft e hard skills também foi outro tema abordado. O médico especialista em transplante hepático e cirurgia robótica, pós-graduando em liderança na Harvard Medical School, Dr. Alberto Stein, um dos convidados especiais trouxe insights sobre empreendedorismo no campo da saúde, com foco no equilíbrio entre soft e hard skills na formação profissional. Participaram deste painel, Dr. Vitor Fiorin – Oncologista e Doutorando pela USP/ICESP, Professor de Oncologia da Ufes, Co-founder The Zero Human, Flávia Redivo – Jornalista, comunicóloga e consultora de profissionais e Rodrigo Miranda – Fundador da Zaitt e Shipp Delivery, conselheiro e Forbes Under 30.
Diogo Roberte, Co-founder PicPay, Capsu e The Zero Human, foi o responsável por fechar o evento com a apresentação do painel “Como AI, Token e DAO’S irão impactar o sistema de saúde do mundo”.