Esporte

Neymara e Luna: Marrocos marca fim de etapa e início de novos desafios

As capixabas seguem agora para competições distintas. Enquanto a mãe Neymara Carvalho estará na primeira etapa do Circuito Cearense, em Fortaleza, a filha Luna Hardman segue para o Pipeline Bodyboarding Championship, no Havaí.

Fevereiro, 2025 – Em baterias acirradas e equilibradas, as capixabas Neymara Carvalho e Luna Hardman encerraram sua participação na primeira etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding 2025 nesta quinta-feira (13), na Praia de Anza, em Taghazout Bay, Agadir, no Marrocos.

Luna, bicampeã mundial Pro Junior, garantiu uma vaga nas quartas de final com uma vitória, mas não conseguiu avançar após enfrentar a portuguesa Joana Schenker. Já Neymara, pentacampeã mundial Profissional, não conseguiu avançar para as quartas, terminando em terceiro lugar na primeira bateria do dia.

Apesar da eliminação, mãe e filha têm planos distintos para o restante do mês de fevereiro. Neymara retorna ao Brasil para competir na primeira etapa do Circuito Cearense de Bodyboarding, entre os dias 21 e 23, na Praia do Futuro, em Fortaleza. Luna, por sua vez, parte para o Havaí, onde disputará o Pipeline Bodyboarding Championship a partir do dia 25. A atleta capixaba venceu em Pipeline em 2023, um dos locais mais desafiadores do mundo.

O dia no Marrocos começou com a quinta fase da competição. Neymara e Luna disputaram a mesma bateria na luta por uma vaga nas quartas de final, enfrentando a marroquina Soukaina Aghouali. Luna garantiu o primeiro lugar com 10.25 pontos, enquanto Soukaina ficou com 9.8, avançando também. Neymara, com 9.65 pontos, ficou em terceiro lugar e não obteve a classificação para a próxima fase.

“Eu não fiquei satisfeita com o julgamento das minhas ondas. Achei as notas bem baixas. Mas competição é assim. Fico feliz pela Luna ter passado para as quartas”, comentou Neymara, que tem o patrocínio da ArcelorMittal e é apoiada pelo Instituto Neymara Carvalho, pela Secretaria de Estado do Espírito Santo (Bolsa Atleta Capixaba) e pela Prefeitura de Vila Velha (Programa Bolsa Atleta).

Nas quartas de final, Luna enfrentou Joana Schenker em uma disputa que valia a vaga na semifinal. Em um mar desafiador, as duas alternaram-se na liderança, com Joana vencendo com 11.95 pontos, enquanto Luna obteve 11.1.

“O mar estava bem difícil. Dei o meu melhor, fiz o que pude. Estou feliz com minha evolução, principalmente na leitura da onda. Agora é focar nos próximos campeonatos. Se Deus quiser, volto para cá no ano que vem em busca de um resultado melhor”, declarou Luna, que é patrocinada pela ArcelorMittal e BZ Pro Boards, com apoio do Instituto Neymara Carvalho e da Secretaria de Estado do Espírito Santo (Bolsa Atleta Capixaba).

Luna iniciou a temporada de 2025 ocupando a segunda posição no ranking mundial Profissional da IBC (International Bodyboarding Corporation), enquanto Neymara ocupa o sétimo lugar.

Agora, com seus objetivos traçados para os próximos desafios, as duas atletas capixabas seguem firmes em sua trajetória, buscando continuar brilhando no cenário do bodyboarding mundial.

Leia também