Internacional Política

Ministro das Relações Exteriores diz que reação de Israel a fala de Lula é “inaceitável”

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu nesta segunda-feira (19) com o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, e classificou reação de Israel a fala de Lula como “inaceitável”.

O encontro terminou no início da noite e tratou sobre o desconforto do Brasil com a postura do chanceler israelense, Israel Katz, diante do embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer.

Katz levou Meyer para uma reunião de reprimenda no Museu do Holocausto, em Jerusalém, nesta segunda. Lá, informou o governo brasileiro que Lula seria “persona non grata” em Israel até se retratar de declarações em que comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto.

Segundo o Itamaraty, a forma de tratamento dada ao embaixador brasileiro foi “nada diplomática”, pois a declaração de Katz foi dada em um lugar público, em hebraico. E depois da tradução é que embaixador brasileiro teve conhecimento dos termos usados contra o presidente Lula.

Paralelamente, o governo brasileiro mandou Frederico Meyer voltar de Israel para o Brasil. Ele embarcará para a viagem de retorno nesta terça-feira (20).

As medidas foram tomadas, segundo comunicado do Itamaraty, “diante da gravidade das declarações desta segunda-feira do governo de Israel”.

Leia também