Política

Marcelo Santos assume Colegiado de Presidentes da Unale

Presidente da Ales passa a comandar a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais no lugar do deputado Goiano Bruno Peixoto

O deputado estadual Marcelo Santos (União-ES), presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), assumiu a presidência do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Ele substitui o deputado goiano Bruno Peixoto, que esteve no comando durante o primeiro semestre de 2025.

O rodízio entre os parlamentares havia sido definido ainda em 2024, na instalação do Colegiado, durante a 27ª Conferência Nacional da Unale, realizada no Rio de Janeiro. Pelo acordo, Peixoto lideraria a entidade até junho deste ano, enquanto Marcelo completaria o mandato anual à frente do colegiado.

Marcelo Santos está em seu sexto mandato consecutivo na Assembleia capixaba. Formado em Administração e Direito, com pós-graduação em Direito Político, ele iniciou sua trajetória política como vereador em Cariacica (1996-2000).

Ao assumir a nova função, o parlamentar destacou a importância de fortalecer o diálogo entre os Legislativos estaduais.

“É uma missão desafiadora liderar um colegiado que representa todas as Assembleias do país. Mas vejo essa missão como uma grande oportunidade de reunir diferentes vozes, aprender uns com os outros e mostrar o Legislativo como uma instituição próxima das pessoas e consciente de suas necessidades”, afirmou.

Segundo Marcelo, o principal desafio será transformar a pluralidade em consensos capazes de gerar resultados reais para a sociedade.

Leia também