Geral

Local do Centro de Acolhimento aos Romeiros

Iniciada no último domingo (9), a 453ª edição da Festa da Penha vai reunir milhares de pessoas em sua vasta programação de nove dias, incluindo diversas romarias.

Segundo dados do Observatório do Turismo do Espírito Santo, somente a Romaria dos Homens reuniu um milhão de pessoas no ano passado. Em 2022, durante todo evento, 3,2 milhões de pessoas participaram do evento religioso.

Para dar o suporte necessário ao grande número de visitantes em Vila Velha nesse período, a Secretaria de Cultura e Turismo vai montar um Centro de Acolhimento aos Romeiros, no prédio do Titanic, localizado na Praça Duque de Caxias, que vai funcionar do dia 15 ao dia 17, das 6 às 16h.

O local será uma verdadeira base de espera, onde os romeiros de todo o Estado e país vão contar com bebedouros e banheiros, espaço de espera, informações turísticas para saber onde visitar, comer e se hospedar. Também será realizada uma pesquisa qualitativa com turistas e visitantes com o objetivo potencializar a divulgação da cidade e desenvolver melhorias na infraestrutura de acolhimento.

Na frente do Centro de Acolhimento aos Romeiros vai funcionar o ponto de partida de um micro-ônibus com capacidade para 21 lugares para os devotos com mobilidade reduzida, fazendo o trajeto do Centro até o Parque da Prainha. A Prefeitura de Vila Velha também vai oferecer esse serviço de transporte de forma gratuita.

O veículo estará à disposição, no próximo domingo (16), na Romaria das Mulheres, a partir das 13 horas respeitando o fluxo do trajeto. O retorno da Prainha para a praça Duque de Caxias no Centro, terá início a partir das 17h30 até às 19 horas, saindo em frente à Casa da Memória.

Na segunda (17), o micro ônibus sairá do praça Duque de Caxias a partir das 14 horas até as 16h30 sentindo Parque da Prainha. Retorno das 18h30 às 20 horas saindo da Casa da Memória. Lembrando que o veículo é adaptado para receber pessoas com mobilidade reduzida. Mais informações aqui.

“Neste ano temos a expectativa de recebermos 30% de pessoas a mais devido ao avanço da imunização da população contra a Covid-19. Serão mais de quatro milhões de visitantes na cidade. Por isso estamos nos preparando ao máximo para receber da melhor forma quem vier participar da terceira maior festa mariana do país”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.

Leia também