Cidade

Gandini comemora avanço para desativar Pinicão em 2027

O tão aguardado fim do “Pinicão”, como é popularmente conhecida a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Jardim Camburi, está cada vez mais próximo. O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, celebrou nesta semana um importante avanço rumo à desativação da estrutura até 2027. O marco veio com a assinatura de um acordo inovador que prevê o fornecimento de água de reúso para uso industrial na Unidade de Tubarão, da Vale.

Firmado na última quarta-feira (9), em reunião no Palácio Anchieta, o pacto foi celebrado pelo governador Renato Casagrande (PSB), com representantes da mineradora Vale e do consórcio Águas de Reúso de Vitória — subconcessionária da Cesan. O projeto, com investimento previsto de R$ 250 milhões, permitirá a transformação de quase metade do esgoto tratado em água reciclada, garantindo o fornecimento de 50 litros por segundo para atividades industriais.

Para Gandini, morador do bairro e defensor histórico da reutilização de esgoto tratado, a medida é um divisor de águas para a saúde ambiental e o bem-estar dos moradores. “Esta iniciativa transforma um problema crônico em uma solução sustentável, beneficiando não só os moradores de Jardim Camburi, mas também preservando nosso ecossistema”, destacou. “A expectativa é que, com o início das operações, o Pinicão seja desativado em 2027. Continuarei acompanhando e fiscalizando cada etapa do processo.”

A iniciativa não apenas diminui a captação de água potável para fins industriais, como também evita o lançamento de efluentes no maior manguezal urbano do Espírito Santo, promovendo a recuperação ambiental da região. Com isso, ganha também a orla de Camburi, tradicional ponto turístico da capital, que há anos sofre com o mau cheiro proveniente da estação.

O acordo faz parte de uma estratégia mais ampla do governo estadual para garantir segurança hídrica e sustentabilidade. Para Gandini, trata-se de uma conquista com impacto direto na vida da população e na valorização de um dos bairros mais populosos do Estado. “É uma vitória para cada morador de Jardim Camburi. Um pedido antigo do nosso mandato, ainda nos tempos de vereador, está se concretizando: o fim do odor que compromete nossa qualidade de vida e afasta turistas da nossa praia.”

Além da atuação parlamentar, o deputado vem se articulando com a Associação Comunitária de Jardim Camburi, que há anos luta pela retirada da ETE, localizada nas proximidades do Aeroporto de Vitória. “Essa é uma pauta antiga e justa da comunidade. Vamos seguir firmes até ver essa estação definitivamente desativada”, completou Gandini.

Leia também