O grupo de estudantes participou de duas oficinas principais: uma dedicada à produção de conteúdo audiovisual e outra voltada para orientações profissionais na Clínica de Psicologia do Centro Universitário. Ambas as atividades foram projetadas para ajudar os jovens na decisão sobre suas futuras carreiras acadêmicas e profissionais.
Oficina de Audiovisual
Na oficina de audiovisual, coordenada pelo professor Felipe Campo Dall’Orto, do projeto de extensão Laboratório de Comunicação Comunitária (Laccom), os alunos tiveram a chance de explorar a escrita criativa e a captação de imagens. Os estudantes foram introduzidos aos fundamentos da produção de conteúdo, desde o planejamento até a execução final.
“É uma forma de apresentar uma área de atuação profissional que pode promover a identificação entre alguns dos estudantes e proporcionar a eles uma experiência diferente de algumas práticas do ensino tradicional”, explica Dall’Orto. A oficina buscou não só transmitir conhecimentos técnicos, mas também inspirar os alunos a considerar o campo da comunicação como uma possível trajetória profissional.
Simultaneamente, na Clínica de Psicologia da FAESA, o professor Lucimauro Palles da Silva liderou rodas de conversa sobre carreira e projetos de vida. A atividade teve como objetivo ajudar os estudantes a refletir sobre suas escolhas profissionais com o suporte de psicólogos.
“Os estudantes de ensino médio vivem um momento crucial na escolha profissional, por isso é fundamental contarem com suporte para que o desenvolvimento pessoal e profissional ocorra de forma consciente e saudável. Na visita à clínica, vamos tanto orientá-los quanto apresentar um pouco do trabalho da Psicologia como carreira profissional”, ressalta o professor Lucimauro.
O projeto Psicopossibilidades Inclusivas, coordenado por Lucimauro, tem um foco especial na inclusão de alunos com deficiência, oferecendo suporte integral para o desenvolvimento pessoal e profissional desses estudantes. “O projeto promove a saúde mental e possibilita vivências que contribuem para a formação de futuros profissionais em diversas áreas”, explica o coordenador.
Após as oficinas, os alunos participaram de um tour pelo campus da FAESA. A visita foi encerrada com uma conversa sobre as diferentes formas de ingresso no ensino superior, incluindo Enem, vestibular, Nossa Bolsa e Prouni, entre outros programas. Esta parte da programação visou esclarecer as dúvidas dos estudantes sobre o processo de admissão e ajudá-los a planejar seus próximos passos acadêmicos.
Com iniciativas como essas, a Jornada Científica e Cultural FAESA reafirma seu compromisso em oferecer aos jovens oportunidades valiosas para o desenvolvimento de suas potencialidades e escolhas profissionais futuras.