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Disciplinas ligadas à comunicação entram nos currículos escolares

Aulas de Oratória, Teatro, Dramatização e Assembleia já são oferecidas em escolas de educação básica capixabas.

Falar em público, defender uma proposta, apresentar um projeto e debater ideias são habilidades cada vez mais exigidas em diferentes ambientes de trabalho e atuação social. Atentas a isso, escolas de educação básica começam a incluir em seus currículos disciplinas que se propõem a apoiar os alunos no desenvolvimento dessas competências.

No Centro Educacional Leonardo da Vinci, a partir deste ano letivo, turmas dos ensinos Fundamental e Médio começam a ter no currículo, em diferentes séries, aulas de Teatro, Dramatização, Oratória e Assembleia. De acordo com o diretor Mário Broetto, como a escola sempre valorizou as diferentes linguagens humanas, o objetivo agora é capacitar os estudantes a ter maior conhecimento e domínio sobre as linguagens verbal e corporal.

“Existem técnicas para isso. Vamos apresentá-las aos nossos alunos ao longo das séries, estimulando-os a falar bem em público, de forma clara e segura, com o tom de voz adequado a cada situação, usando métodos de argumentação, administrando as emoções e apresentando uma postura física que passe credibilidade e confiança”, explica.

 

Além disso, nas aulas de Assembleia, os estudantes serão desafiados a debater temas alinhados às realidades local e global. “Dessa forma, acreditamos que estimularemos a formação de cidadãos conscientes, colaborativos e participativos na sociedade e que também saibam ouvir e conviver com pontos de vista diferentes, de forma tolerante, amigável e respeitosa”, revela.

 

Para o diretor essas são habilidades que contribuem não somente para as atuações acadêmica e profissional dos jovens, quando precisam apresentar um trabalho, fazer uma prova oral, submeter-se a uma entrevista de emprego, conduzir reuniões e liderar equipes, mas também para a harmonia nas relações pessoais no dia a dia com familiares e amigos.

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