Cidade

Dia do Gari: café da manhã homenageia profissionais da limpeza urbana de Cariacica

Nesta quinta-feira (16) é comemorado do Dia do Gari, profissional da limpeza urbana que realiza recolhimento de lixo das ruas e deixa a cidade cada vez mais limpa. Para homenagear esses profissionais tão importantes para o cotidiano da sociedade, nesta quarta (15) foi preparado um café da manhã especial para os servidores.

 

 

“Eu tenho muito orgulho de ser gari. Às vezes têm pessoas que não dão valor ao nosso trabalho, mas a grande parte da sociedade precisa dos nossos serviços, que são fundamentais para o bem-estar de todos”, relatou Milena Nascimento Cruz, moradora de Flexal II, que trabalha como gari há dois anos.

 

 

Adriene dos Anjos, gari há quatro anos, destacou que a profissão é fundamental para o sustento da família. “Muito orgulho de ser uma colaboradora da limpeza pública urbana. É daqui que a gente tira o nosso sustento e mantém a cidade cada vez mais limpa e bem cuidada. Parabéns a todos os garis”.

 

 

Há 22 anos prestando serviço como gari, Mauricio Moura Nunes mora em Castelo Branco e tem orgulho da profissão e agradece a colaboração dos moradores. “Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe e quero agradecer a todos os moradores que reconhecem nosso trabalho, tão essencial para a sociedade, que é sempre executado com zelo e respeito”, destacou.

 

 

“Os trabalhadores da limpeza pública têm uma importância fundamental para o bem-estar de todos os nossos munícipes e manter a conservação de uma cidade cada vez mais sem lixo. É necessário que cada cidadão faça a sua parte e ajude o trabalho do gari, que merece todas as homenagens”, afirmou o prefeito Euclério Sampaio.

 

 

O secretário de Serviços Marcos Aranda destacou que o trabalho dos profissionais proporciona um ambiente com mais harmonia para todos, além de pedir a conscientização dos munícipes. “Uma cidade limpa e organizada não depende somente dos agentes de limpeza pública, mas depende de todos nós. Quando a gente vê uma praça limpa, uma rua, pontos de lixo limpos, um gari passou por ali para trazer mais conforto para todos, além de deixar um ambiente cada vez mais conservado. Parabéns a vocês”.

 

A profissão

 

O termo gari surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em outubro de 1876.

Leia também