A agremiação do bairro Goiabeiras abriu as vendas das fantasias para o Carnaval 2024. A escola vai levar para a avenida as Glórias de um pedaço da história de Vitória. Com o enredo “Bravo! Abram-se as cortinas, o Glória em cena”, a agremiação vai contar a história do Teatro Glória, durante a terceira maior festa popular do Brasil, o Desfile das Escolas de Samba de Vitória.
“Um prédio que viu e ouviu muita coisa ao seu redor e antes mesmo de ser teatro, foi mar, foi cais e Jardim, essa é a história do Teatro Glória que será retratada com muito carinho. Nossos estudos começaram cedo, passou por toda uma programação de aprovações e hoje estamos muito felizes e orgulhosos”, contou um dos carnavalescos, Vanderson César.
O teatro, que está localizado no Centro Histórico da capital, possui, dentro e fora, muitos causos, histórias, amores e encontros. Além de grandes apresentações e belíssimos eventos. Suas paredes viram o tempo passar, sua cúpula, lá do alto, vislumbra o céu de Vitória. “Uma construção de suma importância histórico cultural para sociedade capixaba. Muita gente irá se recordar de momentos históricos que iremos retratar”, ressaltou Jorge Mayko, carnavalesco.
Os carnavalescos trazem neste ano muito luxo, cores e momentos que marcaram a história do Glória, como por exemplo, um dos primeiros filmes de grande sucesso exibido no Glória e, também, o “Cais do Santíssimo”, onde hoje é o teatro funcionou o Cais do Santíssimo – também conhecido como cais da Imperatriz. Importante porto da cidade de Vitória, na virada do século XIX para o XX, era um dos principais pontos de ligação com Vila Velha. O local também era conhecido por abrigar os passeios de final de tarde da aristocracia da capital e um ponto de comércio para pescadores e ganhadeiras.
As vendas já começaram e as alas comerciais estão com valores a partir de R$ 160,00 e com promoção para quem pagar no Pix.
ALAS COMERCIAIS
“A força do café”
Graças a força da economia cafeeira, no início do século XX, que Vitória começa a se desenvolver e modernizar seu centro, abrindo grandes avenidas, Boulevares, e construindo prédios. O Glória foi o primeiro destes, que se ergueu graças à força do café!
“Art Deco – influências arquitetônicas”
O Glória foi projetado pelo arquiteto alemão Ricardo Wirght. É o primeiro prédio com 5 andares de Vitória e o primeiro prédio em estilo Art Deco. Apresenta em sua estrutura uma série de coisas, que na época, eram novidades na capital- como concreto armado e revestimento em pó de pedra. A imponência da construção encantava a todos que passavam pelo centro, na virada das décadas de 1920 e 1930.
“Nas páginas dos jornais”
Extra! Extra! Venham todos! Nesta noite, a grande inauguração do Glória, gritavam jornaleiros pelas estreitas ruas do Centro.
“Uma odisséia no espaço”
Além dessas invenções, 2001 “previu” a chegada do homem à lua, que aconteceria um pouco mais de um ano após o lançamento do filme. O filme do diretor e cineasta Stanley Kubrick revolucionou o universo cinematográfico, levando os filmes espaciais e de ficção científica a outro patamar.
“Concertos musicais”
Palco de grandes clássicos, o glória recebeu diversos concertos e a música instrumental ecoou por toda a sua extensão.
“O vai e vem da cidade”
Ladeado de avenidas, o prédio protagonista sempre esteve a observar o movimento da cidade.
“Baile de Carnaval”
A festa do momo tomou os grandes salões e divertiu a alta sociedade capixaba.
“Artes plásticas”
Através da arte que o prédio eterniza momentos e colore a vida em um espaço destinado à descoberta de novos artistas.
“Literatura”
O espaço que outrora escreveu grandes histórias, hoje conta com uma biblioteca destinada ao grande público.