Política

Casagrande se reúne com prefeito de Roma antes da COP29

Governador do Espírito Santo se reúne com prefeito de Roma, na Itália, antes da COP29

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, realizou, nesta sexta-feira (08), uma importante reunião com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, na sede da prefeitura da capital italiana. O encontro teve como foco a troca de experiências nas áreas de turismo e mudanças climáticas, com ambos os líderes discutindo formas de cooperação entre as duas regiões, que são destacadas em suas respectivas áreas de atuação.

Casagrande fez a visita como parte de uma escala estratégica em sua viagem internacional, que inclui a participação na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), marcada para ocorrer no Azerbaijão. Durante o encontro, o governador capixaba abordou temas relevantes, como os planos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e as estratégias de promoção do turismo, com Roma figurando como um dos destinos mais visitados da Europa.

“Ao chegar à Itália, meu primeiro compromisso foi com o prefeito de Roma, que nos recebeu muito bem. Tratamos de assuntos importantes para o nosso Estado e para o Brasil. Falamos sobre as estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, além de discutir o turismo, uma área na qual Roma tem grande experiência. Também abordamos a importância das relações políticas entre a Europa e o Mercosul”, comentou Casagrande após o encontro.

Roma, conhecida por sua rica história e imenso apelo turístico, é a terceira cidade da Europa que mais recebe visitantes anualmente. A cidade também se destaca entre as 100 mais importantes da Europa no que diz respeito a iniciativas de mitigação de impactos ambientais, um tema central para Casagrande, especialmente em sua trajetória como presidente do Consórcio Brasil Verde.

Agenda do Governador na Itália e na COP29

Além do encontro com o prefeito Gualtieri, o governador capixaba tem uma agenda repleta de compromissos em Roma, que incluirá reuniões com autoridades locais e internacionais, focando em cooperação ambiental e desenvolvimento sustentável. Casagrande, que é um defensor da preservação ambiental, terá a oportunidade de apresentar as boas práticas e os projetos bem-sucedidos implementados no Espírito Santo, particularmente em áreas de preservação da biodiversidade e conservação de recursos naturais.

Em sua participação na COP29, Casagrande atuará como palestrante, compartilhando as experiências do Estado na preservação ambiental e destacando iniciativas que podem servir de modelo para outras regiões, tanto no Brasil quanto no exterior. Ele também estará envolvido em reuniões bilaterais, com o objetivo de estabelecer parcerias e buscar fontes de financiamento para projetos ambientais sustentáveis.

“Estou confiante de que as discussões e parcerias que surgirem nesses eventos podem trazer grandes benefícios para o Espírito Santo, seja na área de turismo, com o fomento à visitação de nossos pontos turísticos, ou no campo ambiental, com novos investimentos e ações para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, concluiu Casagrande.

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

 

Leia também