O “lifestyle praiano” se espalhou pelo país inteiro, e no Espírito Santo não foi diferente. A modalidade esportiva pé na areia, como o beach tennis, tem conquistado cada vez mais adeptos e de todas as idades: crianças, jovens e adultos praticam o esporte, seja em centros esportivos, seja na praia. De acordo com a ITF (Federação Internacional de Tênis), em janeiro de 2022 existiam 537 praticantes de beach tennis na lista. Esse dado pulou para 602 em abril desse ano, que corresponde a 358 homens e 244 mulheres em ligas internacionais.
A CBBT (Confederação Brasileira de Beach Tennis) constatou que aconteceu o aumento usuários no auge da pandemia da covid-19 com salto de 2.500 atletas federados para mais de 5.000. A estimativa é a que a quantidade de praticantes esteja acima de 200 mil em todo o Brasil.
A FAP Academia, que completa 10 anos de atuação no mercado capixaba, percebeu a demanda do público e hoje, além do futebol, passa o afetar desde janeiro, o beach tennis no Iate Clube do Espírito Santo, para todas as idades. Para Eliton Perini, presidente da empresa, incluir a modalidade esportiva é uma forma de proporcionar mais opções ao público, além do futebol. “Acho importante estarmos abertos ao esporte como um todo: a saúde, a nossa metodologia de acolhimento e de socialização”.
A sua prática traz muitos benefícios para a saúde: fortalece o sistema imunológico, melhora o desenvolvimento físico motor e trabalha o corpo inteiro, desde os membros inferiores passando pelos membros superiores, e melhora, também, o condicionamento físico com a atividade aeróbica. Além disso, é uma atividade esportiva que promove a socialização, por meio de novas amizades e a integração com o grupo.
Para as crianças e adolescentes, em especial, o esporte é um momento de descontração com os amigos, mas também de desenvolver novas habilidade motoras. Já para os adultos, o beach tennis contribui para a saúde física e mental. Fisicamente as vantagens são o alto gasto calórico, ganho de resistência aeróbica, coordenação e mobilidade e fortalecimento muscular. Também é benéfico para a saúde mental, uma vez que aumenta a sociabilidade e diversão, e favorece a concentração e a tomada de decisões.
Segundo o ortopedista Dr. Nilo O Beach tennis é uma modalidade de fácil acesso para qualquer idade. Aprender e começar a jogar é acessível a todos. Por ser uma atividade praticada na praia, tradicionalmente, tem um contato maior com a natureza, tem mais exposição ao sol e isso melhora a saúde, além de auxiliar no desenvolvimento do indivíduo.
“O esporte estimula um bom gasto de calorias, pois não é uma atividade física extenuante, mas causa um impacto na saúde aeróbica do paciente e também garante a interação com outras pessoas, promovendo assim um ganho de saúde mental por estar em um ambiente coletivo de esporte”, explica o médico.
Como qualquer atividade física, é necessário estar preparado para a demanda de esforço físico. “O ideal é fazer sempre exercícios que promovem a estabilidade do ombro, do cotovelo e das articulações, para evitar sobrecarga mecânica, causada pela modalidade”, acrescenta.
Ou seja, um esporte que contempla a saúde em todos os seus aspectos e super democrático.