Segundo pesquisa o Sebrae foi coroado como a marca mais socialmente responsável do Brasil em 2024, de acordo com um ranking elaborado pela Design Bridge and Partners e divulgado pelo jornal Valor Econômico. A avaliação foi realizada com base em 18 mil entrevistas, que analisaram 1.500 marcas presentes nas principais capitais do país.
O levantamento destacou que o Sebrae obteve um índice superior a 95,72% das marcas avaliadas. O Brand Asset Valuator (BAV), propriedade da WPP e com mais de 30 anos de dados de marcas, serviu como base para a análise, refletindo a opinião de um amplo espectro de consumidores brasileiros.
Além de sua primeira colocação no quesito responsabilidade social, o Sebrae também se destacou na segunda posição do Ranking das Marcas Brasileiras Mais Fortes para a Geração X, e mantém uma posição entre as 10 marcas mais fortes do país pelo terceiro ano consecutivo.
Décio Lima, presidente do Sebrae, comentou sobre a importância dessa conquista: “Nós somos uma porta de sonhos. Temos ajudado a concretizar, todos os dias, os sonhos de milhões de brasileiros e brasileiras que têm um espírito empreendedor.” Lima destacou que os pequenos negócios são essenciais para a geração de empregos e a redução de desigualdades no Brasil.
O Sebrae oferece cursos, consultorias e suporte aos empreendedores, buscando facilitar a jornada dos que desejam abrir ou expandir seus negócios. “Trabalhar por conta própria é desafiador, e o Sebrae está aqui para apoiar quem precisa empreender neste país”, afirmou Lima.
O reconhecimento do Sebrae como a única marca do setor de Educação entre as selecionadas no ranking mostra sua força em um cenário competitivo que inclui grandes marcas dos setores de Serviços Financeiros, Varejo e Saúde e Beleza. Os organizadores do ranking ressaltaram que as marcas que simplificaram suas narrativas sobre impactos sociais ganharam destaque na mente dos consumidores, e o Sebrae se destacou por sua abordagem de empoderamento por meio da educação e transparência nas relações.
Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae, também ressaltou o duplo reconhecimento da instituição e a recente conquista do título de Lugar Incrível para Trabalhar, concedido pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Ela enfatizou que esse reconhecimento é resultado de um ambiente organizacional que valoriza o bem-estar dos colaboradores e promove inclusão, desenvolvimento profissional e oportunidades de crescimento.