Cidade Geral

Governo do Estado anuncia quase R$ 50 milhões em investimentos durante comemoração dos 136 anos de Cariacica

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, participou, nesta quarta-feira (24), das comemorações pelos 136 anos de emancipação política de Cariacica. Durante a programação, que incluiu a transferência simbólica da Capital do Estado para o município, foram anunciados quase R$ 50 milhões em investimentos voltados às áreas de infraestrutura urbana e educação. Os recursos contemplam obras de pavimentação e drenagem em bairros da cidade, além da reforma, ampliação e construção de unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

“Cariacica tem uma linda história construída por gente trabalhadora e empreendedora. É uma cidade que vem se transformando ao longo dos últimos anos e que contou com importantes investimentos do Governo do Estado. Quero dizer ao prefeito Euclério Sampaio e à população que podem continuar contando conosco. Enquanto eu estiver à frente do Governo do Estado, Cariacica seguirá recebendo investimentos e obras que ajudam a melhorar a vida das pessoas. Estamos trabalhando para entregar à cidade tudo aquilo que ela precisa e merece”, afirmou o governador Ricardo.

Na área de infraestrutura urbana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), assinou convênio no valor de R$ 13,3 milhões para a execução de obras de pavimentação e drenagem em 25 ruas localizadas nos bairros Piranema e Novo Horizonte

As intervenções incluem a execução de 16.236 metros quadrados de pavimentação em blocos de concreto, 6.199 metros quadrados de Calçada Cidadã, 7.403 metros de meio-fio e 2.904 metros de rede de drenagem. As obras vão proporcionar mais mobilidade, segurança viária, acessibilidade e melhores condições de escoamento das águas pluviais, beneficiando diretamente milhares de moradores.

“É uma alegria participar das comemorações dos 136 anos de Cariacica anunciando mais um importante investimento para a cidade. Estamos falando de obras que transformam a vida das pessoas, levando infraestrutura, mobilidade e dignidade para quem mora nesses bairros. Essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura tem gerado resultados concretos e seguirá promovendo desenvolvimento e qualidade de vida para a população”, destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.

Serão contempladas as ruas Santa Rita, São Vicente (trecho), Nossa Senhora da Penha, São Jorge, Santa Inês, São José, Dois Irmãos, Vicente Santório Fantini (trecho), Machado de Assis, Minas Gerais, Chiabai, Santos, Luar de Prata, Amazônia, Acre e Ceará, além de nove vias projetadas localizadas nos dois bairros.

Na área da educação, o Governo do Estado formalizou investimentos superiores a R$ 36,5 milhões para fortalecer a Rede Municipal de Ensino. Entre as ações anunciadas está a assinatura do convênio para conclusão da reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rosa Maria Reis, com investimento de R$ 14,5 milhões.

A obra prevê a modernização completa da unidade escolar, com implantação de 15 salas de aula climatizadas, laboratório de Ciências, biblioteca, auditório, espaços para atendimento especializado, reconstrução da quadra poliesportiva e adequações de acessibilidade.

Também foram autorizados repasses do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes) para a construção da EMEF Virgílio Francisco Schwab, da nova sede da EMEF João Pedro da Cruz e para a reforma da EMEF Valdeci Alves Baier. Juntos, os investimentos somam mais de R$ 22 milhões e vão ampliar a oferta de vagas e qualificar a infraestrutura educacional em diferentes regiões do município.

“A parceria permanente entre o Governo do Estado e os municípios tem sido fundamental para fortalecer a educação pública capixaba. Por meio do Funpaes e de outras iniciativas de colaboração, conseguimos apoiar as redes municipais na ampliação de vagas, na melhoria dos espaços escolares e na oferta de uma educação cada vez mais qualificada para os estudantes”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Andréa Guzzo.

Leia também