Dia Nacional do Imigrante Italiano é celebrado com festividades no Espírito Santo
No próximo dia 21 de fevereiro, o Brasil celebra o “Dia Nacional do Imigrante Italiano”, em homenagem à chegada da Expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Esse evento marcou o início da imigração em massa de italianos para o país. A bordo do navio à vela “La Sofia”, 388 camponeses, sendo trentinos e vênetos, desembarcaram na capital Vitória em busca de novas oportunidades, trabalho e experiências.
Para comemorar essa data significativa, uma ampla programação de atividades culturais está programada para acontecer neste sábado, dia 17. Organizado pela Associação Federativa Italiana do Espírito Santo (Comunità) em colaboração com o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) e diversas outras entidades, o evento promete celebrar a rica herança italiana presente na região.
Entre as atividades previstas, estão apresentações de música, dança, manifestações religiosas e uma variedade de pratos típicos da culinária italiana. A celebração não apenas homenageia os bravos imigrantes que desbravaram novos horizontes há mais de um século, mas também destaca a contribuição da comunidade italiana para a cultura e o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil como um todo.
É esperado que as festividades reúnam não apenas descendentes de italianos, mas também toda a comunidade capixaba e visitantes interessados em conhecer e celebrar essa parte importante da história do estado e do país. O evento reforça os laços de amizade e respeito mútuo entre os povos e culturas, promovendo a diversidade e a integração.
O “Dia Nacional do Imigrante Italiano” é uma oportunidade para lembrar e valorizar as histórias e as contribuições dos imigrantes italianos, que deixaram sua terra natal em busca de um futuro melhor e ajudaram a moldar a sociedade brasileira com seu trabalho árduo, sua cultura vibrante e sua determinação inabalável.
Confira abaixo a programação: