Cidade Geral

Viana recebe pacote de obras em infraestrutura, educação e segurança

Viana recebe investimentos em drenagem, educação e segurança com obras e novos equipamentos públicos

Município inicia maior obra de macrodrenagem de sua história, entrega novo CMEI e oficializa instalação do 17º Batalhão da Polícia Militar

Viana vive nesta quarta-feira (24) um dia marcado por uma série de investimentos em infraestrutura, educação e segurança pública. Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura promove três solenidades que contemplam demandas históricas da população e reforçam a estrutura de serviços em diferentes áreas do município.

O principal destaque da agenda é o início da maior obra de macrodrenagem já executada em Viana. Com investimento próximo de R$ 40 milhões, a intervenção busca solucionar os frequentes alagamentos registrados na entrada de Marcílio de Noronha, nas proximidades dos quilômetros 297 e 298 da BR-101, região considerada um dos principais gargalos durante períodos de chuvas intensas.

Para minimizar os impactos no trânsito em uma das mais importantes rotas logísticas do Espírito Santo, será utilizado o método conhecido como “tunnel liner”, tecnologia de escavação subterrânea que permite a execução dos trabalhos sem grandes interferências na superfície. O projeto prevê a construção de dois túneis paralelos, cada um com cerca de um quilômetro de extensão e 2,20 metros de diâmetro, interligando a Avenida Espírito Santo ao Rio Formate, na divisa entre Viana e Cariacica.

A expectativa é de que a nova estrutura aumente significativamente a capacidade de escoamento das águas pluviais, reduzindo os transtornos enfrentados por moradores, comerciantes e motoristas que circulam diariamente pela região.

A programação também inclui a entrega do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Simião Cândido Pereira, em Marcílio de Noronha II. A unidade foi construída com investimento superior a R$ 3,7 milhões e possui capacidade para atender até 300 crianças em dois turnos.

Com área total de 838 metros quadrados, o espaço dispõe de oito salas de aula, cozinha, refeitório, playground, ambientes administrativos e estrutura adaptada para pessoas com deficiência, oferecendo mais conforto e acessibilidade para alunos e profissionais da educação.

As atividades na nova unidade terão início em 19 de julho. Neste primeiro momento, serão atendidas crianças transferidas de outras escolas da rede municipal, enquanto novas vagas serão disponibilizadas de acordo com a demanda da região da Grande Marcílio, que engloba os bairros Marcílio de Noronha, Industrial e Primavera.

O nome do CMEI homenageia Simião Cândido Pereira, morador que construiu sua história em Viana e ficou conhecido pelo compromisso com a família, o trabalho e a valorização da educação como instrumento de transformação social.

Encerrando a agenda, será oficializada a implantação do 17º Batalhão da Polícia Militar em Viana. A estrutura recebeu investimentos superiores a R$ 1,1 milhão em melhorias físicas, incluindo revitalização da fachada, recapeamento asfáltico, adequação de calçadas, sinalização viária e implantação de áreas de convivência com pavimentação em blocos intertravados.

As intervenções têm como objetivo proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais militares e ampliar a capacidade de atendimento à população, fortalecendo as ações de segurança pública no município.

  • 14h – Entrega do CMEI Simião Cândido Pereira, em Marcílio de Noronha II;
  • 15h30 – Início da obra de macrodrenagem na entrada de Marcílio de Noronha;
  • 16h – Oficialização da implantação do 17º Batalhão da Polícia Militar em Viana.

Leia também