Sem categoria

Vitória se Torna a Capital do Cinema: Confira a Programação Completa do 32º Festival de Cinema de Vitória

32º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO MAIOR EVENTO AUDIOVISUAL DO ES

De 19 a 24 de julho de 2025, Vitória se transforma na capital do cinema brasileiro com a 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória (FCV). Realizado pela Galpão Produções e pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA, o evento conta com patrocínio da Petrobras e apoio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Serão exibidos quase 100 filmes em 11 mostras competitivas, além de sessões especiais, debates, e homenagens aos artistas Ney Matogrosso e Verônica Gomes. Toda a programação acontece no Sesc Glória, no centro da capital capixaba, com entrada gratuita.

“O 32º Festival de Cinema de Vitória é a casa do cinema brasileiro no mês de julho. É um recorte amplo, plural e cheio de força do audiovisual brasileiro — com destaque para mais de 30 produções capixabas”, destaca a diretora geral do evento, Lucia Caus.

Ney Matogrosso

O artista homenageado nacional tem trajetória marcante na música e no cinema, com participações em quase 20 filmes. Sua homenagem oficial ocorre na quinta-feira (24), às 19h, no Teatro Glória, com a exibição do longa “Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha”, que conta com sua atuação.

Verônica Gomes

Homenageada capixaba, a atriz, diretora e produtora é referência na cultura do Espírito Santo. Sua cerimônia acontece no sábado (19), às 19h, também no Teatro Glória. Fora de competição, o longa “Margeado”, de Diego Zon, estrelado por ela, será exibido no mesmo dia às 14h.

As exibições serão distribuídas entre as salas Marien Calixte e Cariê Lindenberg, e o Teatro Glória, no Sesc Glória:

  • Sessões Vespertinas: começam às 14h nas salas de cinema, com destaque para a 10ª Mostra Mulheres no Cinema, a 10ª Mostra Cinema e Negritude, a 8ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental e a 9ª Mostra Nacional de Videoclipes, dividida em dois programas.
  • Sessões Noturnas: às 19h no Teatro Glória, com a 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e a 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas.

Entre os filmes em competição estão “Centro Ilusão” (Pedro Diógenes, CE), “Brasiliana: o Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo” (Joel Zito Araújo, MG) e dezenas de curtas de todas as regiões do país. O público vota em seu filme favorito ao final de cada sessão para o Júri Popular, enquanto o Júri Técnico avalia as demais categorias para o Troféu Vitória.

Fora de competição, a programação conta com:

  • Sessão Especial Longas Capixabas + Bate-papo
    • Margeado (Diego Zon) – 19/7
    • Prédio Vazio (Rodrigo Aragão) – 21/7
    • Game Girls (Saskia Sá) – 22/7
    • Meu Pai e Eu (Thiago Moulin) – 24/7
    • Sempre às 14h na Sala Cariê Lindenberg.
  • Sessão Especial – Mercúrio Cromo
    • 23/7, às 16h, Sala Cariê Lindenberg.
    • Média-metragem sobre o músico Aprígio Lyrio.
  • Sessão de Encerramento
    • 24/7, às 19h, Teatro Glória.
    • Exibição do longa com Ney Matogrosso e cerimônia de premiação.

Em comemoração aos 10 anos da série animada, haverá exibição de seis episódios marcantes, seguida de bate-papo com o criador Juliano Enrico e convidados.

  • Quarta-feira (23), 16h, Sala Marien Calixte.

Os debates com realizadores das mostras competitivas serão mediados por Viviane Pistache e acontecerão de 20 a 24 de julho, às 10h, no Hotel Senac Ilha do Boi. São gratuitos e abertos ao público.

Toda a programação é gratuita. Para as sessões no Sesc Glória, os ingressos devem ser retirados uma hora antes na bilheteria ou pelo link (a ser divulgado). As cerimônias de Abertura (19/7) e Encerramento (24/7) terão retirada exclusivamente online. Para as atividades no Hub ES+ e no Hotel Senac Ilha do Boi não há necessidade de ingresso, mas a entrada está sujeita à lotação.

Leia também