Geral Saúde

Vila Velha vacinar novo grupo prioritário no Espírito Santo

Vacinação pode ser programa de família neste sábado em livre demanda no Boulevard Shopping

Nesta sexta-feira (24), mais de 9 mil vagas serão disponibilizadas para vacinação com agendamento online

A prefeitura de Vila Velha une esforços às campanhas de vacinação do governo do Estado e Ministério da Saúde para aumentar a cobertura vacinal em todas as faixas etárias e grupos identificados. Nesta sexta-feira (24), mais de 9 mil vagas serão disponibilizadas para vacinação com agendamento online; no sábado (25), mutirão de vacinação acontece no Shopping Boulevard, de 11h às 18h.

As vagas ofertadas no site da prefeitura de Vila Velha estarão disponíveis a partir de 15h para o público de Covid-19 e imunização de rotina.

Para vacinar contra a Covid-19 estarão disponíveis a primeira dose e as demais doses de reforço, incluindo a Bivalente, disponível para o grupo especificado conforme orientação do Ministério da Saúde.

Imunização de rotina: Para a população de crianças, adolescentes e idosos, estão sendo disponibilizadas as vacinas relacionadas a cada grupo. Para o agendamento realizado na sexta-feira, a aplicação da vacina é realizada na semana seguinte. Mas é importante informar que o agendamento está liberado todos os dias, mediante as doses disponíveis no sistema.

Livre demanda para o mesmo público

Para quem prefere se imunizar sem agendamento prévio, a prefeitura organiza mutirões, todo sábado, para vacinar a mesma população. Contra Covid-19 são oferecidas todas as doses, incluindo a bivalente (veja ao final desta matéria a lista de prioridades deste ciclo).

Para regularização de situação vacinal, são aguardadas crianças, adolescentes e idosos do município para completar o cartão de vacina, sempre seguindo o calendário proposto para cada grupo. Outro serviço oferecido no mutirão é a emissão de certificado de quitação vacinal, que também pode ser requerido nas Unidades de Saúde. Sem agendamento online não é possível vacinar com a BCG. Pessoas com sintomas gripais não devem se vacinar.

Público Covid-19:

D1 e D2 – Pessoas acima de 6 meses

D3 – Pessoas acima de 3 anos

D4 – Pessoas acima de 18 anos que tomaram a D3 há pelo menos quatro meses e pessoas acima de 60 anos que tomaram a D3 há pelo menos três meses

Bivalente

População acima de 60 anos; gestantes; puérperas; pacientes imunocomprometidos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência, (ILP e RI) e seus trabalhadores; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; e funcionários do sistema de privação de liberdade. Todos acima de 12 anos.

Meningite ACWY

Adolescentes de 11 a 14 anos que NÃO foram vacinados contra a meningite ACWY a partir dos 10 anos

HPV

Meninos e meninas de 9 anos a 14 anos

Multivacinação (todas as vacinas de rotina):

Crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Leia também