Após sofrer agressão física por transfobia, ao ser retirada da igreja evangélica que costumava frequentar, Mel Rosário, 56 anos, enfrentou um processo judicial e protestou todas as noites em frente ao templo que a impedia de participar dos cultos. Enquanto lutava por seus direitos, Mel encontrou um modo de se reinventar e sobreviver durante a crescente onda de conservadorismo no Brasil.
Sua história de resiliência e luta por direitos fundamentais é o tema central de “Toda Noite Estarei Lá”, documentário dirigido por Suellen Vasconcelos e Tati Franklin, teve estreia no último sábado (17), na Mostra Competitiva Brasileira do 12º Festival Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.
O filme apresenta a jornada emocional e a disputa judicial de Mel Rosário, fazendo um apelo à reflexão sobre as práticas discriminatórias na busca por um futuro mais justo e igualitário. Além disso, a produção levanta questões essenciais sobre a necessidade de se combater a discriminação, destacando a importância da luta por direitos da comunidade LGBTQIAP+, que ainda são negados em diversos espaços.
Com esse documentário impactante, as diretoras pretendem criar um diálogo aberto e honesto sobre questões de identidade, igualdade e liberdade religiosa. Para tanto, foi fundamental que a história não falasse apenas sobre Mel, mas também fosse construída junto com ela. É por meio do olhar e do posicionamento da figura central do documentário que as realizadoras esperam promover diálogos e inspirar mudanças sociais.
“Quando a gente cocria com a Mel a história que ela deseja contar de si, quando a filmamos construindo a própria luta, sonhando com um futuro melhor, a gente está dizendo que é possível ressignificar essa lógica que desumaniza e oprime. É uma forma de ecoar essa voz e afirmar que enquanto não houver garantia de direitos para todes temos que continuar a lutar e denunciar essas injustiças”, afirma Suellen Vasconcelos.
“O filme é um convite poderoso à reflexão de que é fundamental garantir o direito de frequentar qualquer espaço público ou religioso, além de ser uma chamada à ação, para que possamos construir uma sociedade mais acolhedora e diversa, em que todos sejam respeitados e possam desfrutar plenamente de seus direitos”, acrescenta Tati Franklin.
“Toda Noite Estarei Lá” é um projeto realizado pela Graúna Digital e Filmes Fritos, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), pelo Edital 032/2017 – Produção de Longa-Metragem Documentário, da Secretaria da Cultura (Secult), e por meio do Fundo Setorial do Audiovisual da Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Distribuído pela Descoloniza Filmes, o documentário passou pelo Rough Cut Lab, do aclamado Visions du Réel, em 2021, e na categoria Work In Progress da 25ª Mostra de Tiradentes, em 2022, estreando agora no circuito de festivais.
O Olhar de Cinema é um dos festivais mais importantes da América Latina dedicados à sétima arte e conta com a grande maioria dos filmes selecionados ainda inéditos no Brasil.
De acordo com as diretoras, o evento tem como objetivo destacar e celebrar o cinema independente realizado em todo mundo por meio da seleção oficial de filmes com propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do microuniverso cotidiano de relacionamentos, até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial.
As diretoras
Suellen Vasconcelos é mestre em Educação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e bacharel em Rádio e TV, pela Faesa. Professora de audiovisual e curadora de mostras e festivais no Espírito Santo, atua como diretora, montadora e som direto na Filmes Fritos, produtora independente de Vitória.
Tati Franklin é graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além de diretora, montadora, cinegrafista e sócia da Filmes Fritos. Depois de realizar curtas-metragens premiados e exibidos em festivais nacionais e internacionais, “Toda Noite Estarei Lá” é o seu primeiro longa.
Ficha técnica
Com: Mel Rosário
Direção e roteiro: Suellen Vasconcelos e Tati Franklin
Produção executiva: Thiago Moulin
Direção de produção: Suellen Vasconcelos,Tati Franklin e Thiago Moulin
Câmera: Tati Franklin
Som direto: Suellen Vasconcelos
Montagem: Shay Peled e Tati Franklin
Edição de som: Marcus Neves
Mixagem: Ariel Henrique
Color grading: Clandestino
Trilha sonora original: Joana Bentes
Arte gráfica: Diana Klippel
Produtora: Graúna Digital
Produtora associada: Filmes Fritos
Distribuição: Descoloniza Filmes