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1º edição da African Fashion Week é confirmada no Brasil

Um encontro preliminar promovido pelo Instituto Internacional Feafro, organizador oficial da AFW BR, aconteceu na última terça-feira (28) na Vila Madalena (SP).

Presidido pela empresária Silvana Saraiva, o lançamento da AFW Brasil é fruto do trabalho persistente da Feafro, com intuito de trazer importância internacional da moda e gastronomia africana, ainda que em território nacional não recebemos um evento com tal importância mesmo sendo o Brasil, um povo majoritariamente preto e pardo.

“O Africa Fashion Week Brasil integra o circuito African Fashion
Week Londres e African Fashion Week Nigéria, concebido e fundado pela Rainha Ronke Ademiluyem em 2011, e que está na 13ª edição. Acessível, Inclusivo, Diverso e Sustentável são valores que constituem os pilares da proposta da African Fashion Week Brasil”, ressalta Silvana Saraiva.

Um evento como um todo 

A programação inclui a gastronomia africana e a moda afro provocando as mudanças dos padrões de estilo do setor alimentício e têxtil.

A Atriz, cantora e compositora brasileira Thalma de Freitas também compareceu ao evento (foto: divulgação)

Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, a Solange Barbosa, licenciada em História, Turismóloga, Diretora de Turismoda ECOWAS – Feafro Brasil, comenta sobre a rota da liberdade:

“A rota da liberdade vem trabalhando com comunidades negras tradicionais com roteiros em comunidades quilombolas. Esse ano o investimento da rota liberdade vai ser nos roteiros voltados para o quilombo da fazenda pegando a questão da gastronomia, mas também do turismo regenerativo dentro do quilombo e com quilombo cafundó, quilombo do jaó e quilombo dos juizerios onde vamos trabalhar a questão da moda.”

Solange Barbosa – Diretora de Turismo da ECOWAS – Feafro Brasil (foto: Geovana Fraga)

“Esse ano vamos trabalhar com a profissionalização do turismo e também vou estar trabalhando roteirização em Afroturismo. Porque é uma coisa muito importante. O Afro turismo tem um crescimento muito grande e a gente precisa de profissionais que saibam fazer os roteiros.” finaliza

Protagonismo esperado

A força de trabalho do evento consiste em 90% do circuito AFW, composto por pretos, mulheres, LGBTQIA+, estudantes de moda e comunidades marginalizadas que oferecem uma experiência singular em um evento de grande porte.

Nos três dias de evento acontecerá 8 desfiles de designers africanos e 8 de brasileiros. 50 reuniões de B2B por dia (os três dias somam 150), 10 espaços para ativação de marca, 2 salas para workshops e palestras (simultâneas), 2000m² para stands e ativações e 1 praça de alimentação, 1 cowork, 1 sala VIP, 1 sala de imprensa, Caex e camarins.

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