Içamento de vigas altera trânsito em Serra Sede e marca nova etapa do Contorno de São Domingos
Uma das mais importantes obras de mobilidade urbana em execução na Serra entra em uma nova fase. A Prefeitura dará início à operação de içamento das vigas do novo Contorno de São Domingos, etapa que exigirá alterações temporárias no trânsito em Serra Sede e mudanças em alguns itinerários do transporte coletivo até o próximo dia 29.
A intervenção faz parte do conjunto de obras do Contorno de São Domingos, projeto estratégico da administração municipal que prevê a construção de dois novos viadutos, ampliação das conexões viárias e implantação de ciclovias para melhorar a circulação entre Serra Sede, os bairros da região e os balneários do município.
Segundo a secretária municipal de Obras da Serra, Izabela Biancardi Roriz, a obra é fundamental para aumentar a capacidade do sistema viário e garantir mais segurança aos condutores.
“Chegamos a mais uma etapa do Contorno São Domingos, uma obra importante para a mobilidade urbana da Serra, principalmente aqui de Serra Sede. É uma obra que tem como objetivo dar mais fluidez ao trânsito, mais segurança e facilitar a conexão entre Serra Sede e os nossos balneários”, destacou.
Atualmente, a Avenida Mestre Álvaro opera em pista dupla. Durante a execução dos serviços, porém, haverá momentos de interdições parciais, quando a via passará a funcionar em pista simples, mantendo apenas uma faixa em cada sentido.
Além disso, os acessos de retorno para a Avenida Jones dos Santos Neves serão temporariamente bloqueados em determinados períodos. Com isso, os motoristas deverão utilizar o viaduto já existente em São Domingos para acessar tanto Serra Sede quanto a avenida.
“O importante é que os condutores saibam que, durante as interdições, haverá mudanças na circulação. Quem precisar acessar a Avenida Jones dos Santos Neves deverá utilizar o viaduto existente de São Domingos”, explicou a secretária.
Ela lembrou que a estrutura atual já opera em sua capacidade máxima, o que reforça a necessidade da construção dos novos viadutos.
“O fluxo no viaduto existente é muito intenso. Um dos objetivos dessa obra é justamente ampliar essa capacidade e proporcionar mais fluidez ao trânsito”, ressaltou.
Para minimizar os impactos no tráfego, o viaduto atual de São Domingos passará a operar em sistema binário, funcionando em sentido único em direção a Serra Sede.
Já os motoristas que saem da região e desejam seguir para São Domingos ou retornar para os bairros localizados no sentido Norte deverão utilizar os retornos em Planalto Serrano ou no viaduto de Campinho.
“Estamos trabalhando para oferecer alternativas e garantir maior fluidez durante esse período. Esse é um pedido do prefeito Everson Meireles, para que a população seja impactada o mínimo possível”, afirmou Izabela Biancardi Roriz.
A Prefeitura informou que todo o trecho receberá reforço na sinalização, além da instalação de painéis eletrônicos com mensagens variáveis para orientar os motoristas.
As equipes responsáveis pela operação de trânsito também atuarão no local durante os trabalhos.
O posicionamento dos guindastes será alternado ao longo da semana. Inicialmente, os equipamentos ficarão no sentido Norte. Na quarta e quinta-feira, as operações ocorrerão no sentido Sul, retornando novamente ao sentido Norte na sexta-feira e no sábado.
“A orientação é para que os motoristas trafeguem em velocidade reduzida e sigam as orientações das equipes e da sinalização implantada no local”, alertou a secretária.
As intervenções também provocarão mudanças em algumas linhas de ônibus. Em determinados momentos, o acesso à Avenida Jones dos Santos Neves ficará bloqueado para entrada de veículos, obrigando os coletivos a utilizarem rotas alternativas pelo bairro Vista da Serra.
Os usuários do sistema de transporte deverão acompanhar os avisos afixados nos terminais e as informações divulgadas pela Ceturb-ES.
Apesar de a fase de içamento das vigas ser concluída no dia 29, as obras do Contorno de São Domingos continuarão nos próximos meses. O empreendimento contempla mais de 3,5 quilômetros de extensão e cerca de seis quilômetros de ciclovias, além de novas ligações entre Serra Sede, Serra Vila, bairros residenciais e os balneários da cidade.
A Prefeitura também trabalha em projetos para ampliar a malha cicloviária em outras regiões do município. Entre as propostas em estudo está a conexão da Avenida Mestre Álvaro com Porto Canoa, Serra Dourada II e, futuramente, a Rodovia das Paneleiras.
“Estamos elaborando projetos para interligar a cidade por meio de ciclovias, conectando a Avenida Mestre Álvaro, os balneários e outras regiões importantes da Serra. Em breve, novos investimentos deverão ser anunciados”, informou Izabela Biancardi Roriz.
Considerada uma das principais intervenções viárias em andamento no município, a obra do Contorno de São Domingos integra o planejamento de mobilidade urbana da Prefeitura da Serra e busca atender ao crescimento da cidade, reduzindo congestionamentos e melhorando a conexão entre diferentes regiões.