Cidade Cultura Geral Turismo

Parque Cultural recebe debate sobre identidade brasileira

Parque Cultural Casa do Governador promove encontro gratuito sobre identidade brasileira e formação cultural

Programação reúne palestras com Andressa Rocha e Leonardo Moraes e propõe reflexões sobre arte, educação e construção de redes culturais

O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, recebe neste sábado (27), a partir das 9h30, mais uma edição do Ciclo de Formação 2026, iniciativa do programa Escola Viva de Artes (EVA) que promove debates sobre arte, educação e meio ambiente. O encontro é gratuito e aberto ao público, mediante inscrição prévia.

A terceira edição do ciclo contará com duas palestras que abordam diferentes perspectivas sobre identidade brasileira, descolonização, formação cultural e democratização do acesso aos espaços de produção de conhecimento.

  A primeira convidada é a pesquisadora em Artes Visuais Andressa Rocha, que apresentará a palestra “Antropofagia, crítica e descolonização: disputas pela imagem do Brasil”. A proposta é revisitar o conceito de antropofagia, um dos pilares do modernismo brasileiro, discutindo como essa ideia contribuiu para a construção da identidade nacional, mas também pode reproduzir visões coloniais e racistas.

A reflexão parte de sua pesquisa acadêmica e estabelece diálogo com artistas como Rubem Valentim, cuja obra valoriza referências afro-brasileiras, e Jaime Lauriano, conhecido por questionar as violências históricas presentes na formação simbólica do país.

Formada em História da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Andressa Rocha desenvolve pesquisas sobre a permanência do legado antropofágico na arte contemporânea, especialmente em produções de artistas afro-brasileiros. A pesquisadora também atua em projetos curatoriais e no acompanhamento crítico de processos artísticos.

Na sequência, o artista, pesquisador, educador e curador Leonardo Moraes ministra a palestra “Escola B: redistribuição, acesso e criação de rede”, inspirada na experiência da Escola B, projeto criado dentro da Batekoo.

A proposta apresenta a formação cultural como instrumento para ampliar oportunidades, estimular a circulação de saberes e fortalecer redes construídas nos próprios territórios culturais. O debate também aborda as conexões possíveis entre cultura, educação e mercado.

Leonardo Moraes possui formação em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música, é especialista em Educação Musical e Gestão Cultural e Indústria Criativa, mestre e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, coordena ações educativas do Programa Cultura do Sesc Nacional e dirige as atividades formativas da Escola B, da Batekoo. Suas pesquisas e projetos curatoriais têm como foco as poéticas políticas das juventudes contemporâneas.

O Ciclo de Formação integra a agenda permanente do Escola Viva de Artes (EVA), programa educativo do Parque Cultural Casa do Governador. Ao longo de 2026, os encontros acontecem presencialmente aos sábados pela manhã, reunindo pesquisadores, artistas e educadores em discussões sobre os vínculos entre arte, educação e sustentabilidade. Os conteúdos também serão disponibilizados posteriormente no canal do Parque no YouTube.

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador funciona na Residência Oficial do Governo do Estado e se consolidou como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo. Com área de 93 mil metros quadrados e um acervo composto por 30 obras entre esculturas, instalações e projetos concebidos especialmente para o espaço, o parque une arte contemporânea, natureza e atividades educativas.

A gestão é realizada pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), em parceria com o Instituto ArteCidadania (IAC). O espaço é aberto gratuitamente ao público de terça-feira a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h.

3º Encontro do Ciclo de Formação 2026 no Parque Cultural Casa do Governador – Rua Santa Luzia, s/nº, Praia da Costa, Vila Velha no sábado, 27 de junho as 9h30 com as Palestras: “Antropofagia, crítica e descolonização: disputas pela imagem do Brasil”, com Andressa Rocha; e a  “Escola B: redistribuição, acesso e criação de rede”, com Leonardo Moraes as Inscrições gratuitas: por meio de formulário eletrônico.

Leia também