Cidade

Serra em 4º lugar em casos de Dengue no ES; Capital capixaba lidera números

A cidade da Serra, está no 4º lugar no ranking de casos confirmados de Dengue, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, através do Novo Painel de Monitoramento de Dengue no Estado. A capital capixaba, Vitória está no topo do pódio com 11.924 no total até o momento. O Estado registrou 71.294 pessoas com a doença.

Em 2º lugar a cidade de Linhares marcou 10.494 casos seguida por Vila Velha com 9.871 pessoas contaminadas com a doença.

A força-tarefa montanda entre Poder Público e o cidadão foi fundamental para essa queda na cidade da Serra, que usa carro fumacê e agentes de endemias, que visitam as casas dos moradores da Serra.

Prevenção e monitoramento

A prevenção e monitoramento da dengue requerem cuidados e, desde outubro, o assunto é tema em discussão na Sala de Situação em Saúde do município, na qual os dados dessa arbovirose e os casos são analisados sistematicamente por uma equipe técnica com objetivo de organizar os serviços, controlar a doença e evitar óbitos. Semanalmente, os técnicos se reúnem para avaliar a situação  e traçar estratégias com base no Plano Municipal de Contingência das Arboviroses.

Hidratação

A hidratação é muito importante para quem está se recuperando da dengue. Por isso, a população da Serra pode buscar pelo serviço em qualquer uma das 40 unidades de saúde do município. Já os pontos de hidratação extras, criados como reforço para ampliar o serviço realizado nos equipamentos de saúde, serão desmobilizados.

No dia 1º de maio deixará de funcionar o ponto da URS Valparaíso. Cabe destacar que ambas as unidades continuarão ofertando hidratação aos pacientes.

A Secretaria de Saúde da Serra orienta que a população que apresenta sintomas de dengue busque atendimento em uma das 40 unidades de saúde do município. Já para os caso de urgência e emergência, que procure por uma das UPAs ou o PA Pediátrico.

Leia também