Seja por meio de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, ou no reforço à assistência aos pacientes sintomáticos, os trabalhos para acabar com a dengue estão mais intensificados. A partir de segunda-feira (6), das 7h às 19 horas, a Saúde da Serra vai abrir mais um ponto de hidratação para pacientes com a doença.
O atendimento será de segunda a sexta-feira, no prédio da extinta Maternidade de Carapina, localizada ao lado do Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, por livre demanda.
O serviço seguirá o protocolo de manejo da dengue, que inclui atendimento médico ou do enfermeiro e, havendo necessidade, serão realizados exames clínicos e laboratorial e, se for preciso, o paciente será medicado e hidratado.
Essa força-tarefa, que objetiva a redução do número de casos positivos para a doença no município, começou no Carnaval e, desde então, só se torna mais robusta. Nos dias 20, 21 e 22, a Unidade Regional de Boa Vista virou ponto de hidratação, nesses três dias.
Desde 20 de fevereiro, a Unidade Regional de Feu Rosa oferece esse serviço, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas. Não há necessidade de agendar.
Agora, na Unidade Regional de Novo Horizonte também foi montado um posto de cuidados voltados aos pacientes com sintomas de dengue, seguindo os mesmos critérios dos demais pontos de assistência aos pacientes sintomáticos. Em Novo Horizonte, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas.
Para evitar a proliferação do mosquito, é necessário que ações simples sejam realizadas pela população, como: manter as calhas sempre limpas; as caixas d’água bem vedadas; escovar as bordas das vasilhas de água e comida de animais; deixar garrafas de cabeça para baixo, descartar lixos, entulhos e pneus nos locais adequados, retirar a água dos pratos de plantas.
Além disso, é importante manter os quintais e áreas de serviço bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas, independentemente da estação do ano.
Neste final de semana, os agentes de combate à endemia da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) seguirão em campo, desenvolvendo trabalhos de combate ao vetor em regiões onde há grande incidência de casos positivos para a doença. Durante todo o mês de março, o fumacê vai passar pelos bairros da Serra em todos os finais de semana.