Com a presença de especialistas e autoridades debatendo o protagonismo da mulher, o 1° Seminário da Rede Capixaba Mulher e Trabalho reuniu cerca de 200 pessoas na manhã desta segunda-feira (25), no Auditório do Senac, no Bairro Bento Ferreira, em Vitória. O evento foi realizado pela Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo (SRT/ES), em parceria com o Senac Espírito Santo.
O encontro abordou questões cruciais relacionadas às mulheres por meio de orientações, dados e informações. Alguns dos pontos discutidos foram a violência de gênero no ambiente de trabalho, igualdade salarial, os principais desafios para alcançar uma sociedade mais justa e igualitária, além de destacar a importância do cumprimento dessa meta para a Agenda 2030 da ONU.
A Representante da Rede Capixaba Mulher e Trabalho, Mirelle Simões de Aguiar, reforçou a importância do evento. “A iniciativa proporcionou uma troca de conhecimentos enriquecedora. Esperamos que o conteúdo compartilhado hoje possa ir além do auditório e influenciar positivamente ações futuras nas ruas, empresas e demais ambientes”, afirmou.
A Diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, destacou uma das missões da instituição. “Um dos nossos objetivos é a promoção da inserção das mulheres no mercado de trabalho. A pauta da qualificação profissional é algo que o Senac não abre mão. Queremos qualificar as mulheres, valorizar e garantir que cada uma possa estar onde se deve, quando o assunto é profissão”, explicou.
O Gerente de Programas e Projetos Sociais do Senac-ES, Romulo Gomes, comentou sobre a parceria responsável pela iniciativa. “Essa colaboração já dura mais um ano, na qual o Senac age junto da força pública, com os atores do governo e a Central Única dos Trabalhadores para melhorar os resultados, com foco na ampliação do acesso das mulheres no mercado de trabalho capixaba”, disse.
Rede Capixaba Mulher e Trabalho
A Rede Capixaba Mulher e Trabalho é um projeto da Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo (SRT/ES). A ideia é promover oportunidades e ações voltadas para as mulheres no mercado de trabalho estadual, por meio de três pilares: qualificação, inserção com equidade e combate à violência. O Senac-ES é participante ativo desta rede, compondo eixo de qualificação, que consiste na ampliação do ensino profissionalizante, com cursos gratuitos.