O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES) irá abordar o tema saúde mental no próximo dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. No Espírito Santo, 73% dos profissionais na arquitetura são mulheres, segundo pesquisa do CAU/BR. “Vamos falar sobre a saúde mental na profissão, com o quê estas mulheres lidam no mercado, seu dia a dia na profissão”, explica o presidente do CAU/ES, Heliomar Venâncio.
Dados de fevereiro de 2021 contabilizam que, do total de 193.443 profissionais registrados no CAU, 123.997 são mulheres e 69.446 são homens. Ou seja, 64% para elas e 36% para eles. Na faixa etária de 29 anos as mulheres chegam a representar 76% dos profissionais ativos. “As mulheres já são maioria em 25 das 27 unidades da Federação, entre os estados que lideram o ranking estão Rio Grande do Norte, nós do Espírito Santo e Alagoas”, diz a vice-presidente do CAU/ES, Luciane Veiga.
Aqui no Estado também temos uma igualdade em cargos de conselheiros, chegando a 50% cada e na atual gestão uma mulher como vice-presidente.
Pensando na rotina atribulada das mulheres, e no fato de acumularem diversas responsabilidades, que mesmo nos dias atuais, recaem sobre a mulher, pela forma delicada de lidar com a vida, o CAU/ES resolveu debater um tema em voga para toda a sociedade, a saúde mental, e para isto convidou mulheres para um talk show.
O talk show “Arquitetas Modernas: Conciliando carreira e saúde mental será apresentado pela vice-presidente do CAU/ES Luciane Veiga e mediado pela conselheira Renata Modenesi.
As convidadas para o bate papo são as arquitetas Ximene Villar e Carol Zamboni, a psiquiatra Carolina Caser e a advogada Brenda Heringer Costa.
O evento acontece na Caderode Vitória e será transmitido ao vivo pelo Instagram do Conselho, @oficialcaues, a partir das 9h.