Cultura

‘Reserva Arte’ inicia agendamento das escolas públicas do Espírito Santo

O Projeto ‘Reserva Arte’ dá início à temporada 2024 e abre agendamento para as visitas educativas ao Parque Cultural Reserva Vitória, espaço público localizado atrás do Shopping Vitória. Em 2023, o projeto, que teve início em maio, levou ao longo do ano mais de 1000 alunos da rede pública para vivenciarem experiências artísticas no espaço por meio de atividades criativas e pedagógicas.

Com a mediação de educadores, o projeto estimula nas crianças e adolescentes o debate sobre a arte contemporânea, com propostas educativas de caráter lúdico, prático e criativo que aproximam os alunos dos processos artísticos envolvidos na arte hoje, bem como reforça a relação do Parque com a arte e a cidade, que vai desde a compreensão de espaços públicos como espaços culturais, às noções de patrimônio e cidadania.

As visitas educativas do ‘Reserva Arte’ são gratuitas e agendadas previamente, e acontecem de segunda a sexta, pela manhã ou à tarde, para grupos escolares da Educação Infantil, Ensinos Fundamentais e Médio das escolas da rede pública municipal e estadual. O projeto acontecerá até novembro de 2024 e o agendamento já pode ser feito pelo e-mail parquereservavitoria@gmail.com.

 

O projeto é realizado pela Associação dos Moradores e Amigos da Reserva Vitória – AMARV em parceria com a galeria Matias Brotas Arte Contemporânea – MBac, responsável pela curadoria das obras no Parque, e tem apoio do Shopping Vitória e da Prefeitura de Vitória.

Segundo a educadora e coordenadora Fernanda Zardo, que desenvolveu o ‘Reserva Arte’, o objetivo do projeto vem sendo alcançado de oferecer às escolas essa possibilidade de experiência pedagógica em espaços como o Parque Cultural Reserva Vitória. “É incrível ver a educação potencializada fora da sala de aula por meio dessas visitas e acreditamos que as ações educativas nesses espaços complementam o processo de formação no ambiente escolar. Por isso, esperamos que o Parque passe a integrar o roteiro de saídas das escolas para as mais diversas possibilidades que envolvem arte, educação, cultura e meio ambiente na cidade”, afirma Fernanda Zardo.

 

O parque e suas obras

Inaugurado em 2021, o Parque é um espaço aberto ao público que propõe a troca e experiências com a arte, e por isso sete obras de arte contemporânea, de artistas da cena atual, foram selecionadas para compor o espaço e aproximar o visitante da experiência estética e do processo artístico dos artistas. São elas:

• Porta para um depois – da artista AdriannaEu

• Karma – do artista Antonio Bokel

• Vazante – do artista José Spaniol

• Experimento Nido – do artista Sandro Novaes;

• Uma carta de amor direto no coração – do artista Thainan Castro

• Liber – do artista Vilar

• Randômica – do artista José Bechara

As obras em exposição instigam os visitantes a explorarem o espaço e a paisagem ao seu entorno, proporcionando portas, janelas, molduras e passagens para as mais diferentes formas de olhar para a cidade e vivenciar a arte nos seus espaços. Segundo Lara Brotas, diretora de projetos e co-fundadora da Matias Brotas, uma das idealizadoras do projeto, e responsável pela curadoria das obras no Parque, é um privilégio ver estudantes respirando a arte e se conectando e entendendo o espaço público, afinal o projeto busca também instigar espaços como o do Parque a se tornarem lugares democráticos de socialização. “Vivenciar essa experiência é tornar o Parque um organismo vivo da nossa cidade. É para isso que ele foi criado. Para ter um diálogo com a sociedade e essa relação de troca e pertencimento”, explica Lara Brotas.

“Foi uma experiência maravilhosa, os alunos se prepararam para esse momento, fizeram perguntas e ficaram muito felizes e contentes com a atenção e carinho que receberam. Participar ativamente de momentos como estes aprimora o processo de aprendizagem dos estudantes. Os alunos estavam muito empolgadas para a visitação, foi o primeiro contato físico de poder tocar, apreciar o que antes só tinham pela foto, livro didático e vídeos. Com uma obra de arte, isso se torna bastante significativo para eles e para nós professores. Proporcionar momentos de apreciação é muito importante para as crianças, abre espaço para a sensibilização, reflexão e para pensar outras possibilidades de obras, inspirações para elaboração das suas produções artísticas em sala de aula”, contou a responsável pela turma da EMEF Maria José Costa Moraes, em visita no dia 14 de junho de 2023.

 

“O Parque Cultural Reserva Vitória é um importante espaço de fomento e contemplação da arte contemporânea na capital capixaba. Ali estão reunidas obras produzidas por artistas locais e nacionais, com acesso livre. O Shopping Vitória é vizinho do empreendimento. Temos orgulho em fazer parte da história do parque como um agente impulsionador do projeto Reserva Arte, que aproxima crianças e adolescentes das redes de ensino municipal e estadual do universo da arte”, destaca Letícia Dalvi, gerente de Marketing do Shopping Vitória.

 

Vale lembrar que durante as visitas das escolas, o Shopping Vitória garante o melhor acesso possível a banheiros nos ambientes internos durante a visitação, e uma equipe de bombeiros do Shopping Vitória realiza a recepção dos grupos e os procedimentos de segurança e atendimento emergenciais. E além das visitas agendadas dentro do projeto, vale destacar que o Parque Cultural Reserva Vitória é aberto ao público, e que pode ser visitado qualquer dia e horário.

Leia também