Geral

Projeto ‘Reserva Arte’ no Parque Cultural Reserva Vitória

Projeto ‘Reserva Arte’ já levou mais de 300 alunos da rede pública para visita educativa ao Parque Cultural Reserva Vitória

Escolas municipais e estaduais ainda podem fazer o agendamento para visitação gratuita até dezembro. Com a mediação de educadores, crianças e adolescentes vivenciam experiências artísticas no espaço por meio de atividades criativas e pedagógicas!

O Projeto ‘Reserva Arte’, que teve início em junho, já levou mais de 300 alunos da rede pública para visita educativa ao Parque Cultural Reserva Vitória, espaço público localizado atrás do Shopping Vitória. Com a mediação de educadores, crianças e adolescentes vivenciam experiências artísticas no espaço por meio de atividades criativas e pedagógicas. O projeto estimula o debate sobre a arte contemporânea com propostas educativas de caráter lúdico, prático e criativo que aproximam os alunos dos processos artísticos envolvidos na arte hoje, bem como reforça a relação do parque com a arte e a cidade, que vai desde a compreensão de espaços públicos como espaços culturais, às noções de patrimônio (material e imaterial) e cidadania.

O projeto é realizado pela Associação dos Moradores e Amigos da Reserva Vitória – AMARV em parceria com a galeria Matias Brotas Arte Contemporânea – MBac, responsável pela curadoria das obras, e tem apoio do Shopping Vitória e da Prefeitura de Vitória.  As visitas educativas do projeto ‘Reserva Arte’ são gratuitas e agendadas previamente, e acontecem sempre de terça a sexta, pela manhã ou à tarde, para grupos escolares da Educação Infantil, Ensinos Fundamentais e Médio. O projeto acontece até 23 de dezembro de 2023 e o agendamento ainda pode ser feito pelos telefones (27) 3145-5929 | 99828-9576 ou pelo e-mail parquereservavitoria@gmail.com

Segundo a coordenadora do projeto Fernanda Zardo, que desenvolveu o Reserva Arte e acompanha as visitas agendadas com a equipe educativa, o objetivo do projeto vem sendo alcançado de oferecer às escolas essa possibilidade de experiência pedagógica em espaços como o Parque Cultural. “Acreditamos que a educação nesses espaços potencializa e complementa a educação formal no ambiente escolar, trazendo em uma visita como essa a junção da arte com educação, cultura e meio ambiente”, afirma, Fernanda.

Inaugurado em 2021, o Parque é um espaço aberto ao público que propõe troca e experiências com a arte e por isso sete obras de arte contemporânea, de artistas da cena atual, foram selecionadas para compor o espaço e aproximar o visitante da experiência estética e do processo artístico dos artistas. São elas:

  • Porta para um depois – da artista Adrianna Eu
  • Karma – do artista Antonio Bokel
  • Vazante – do artista José Spaniol
  • Experimento Nido – do artista Sandro Novaes;
  • Uma carta de amor direto no coração – do artista Thainan Castro
  • Liber – do artista Vilar
  • Randômica – do artista José Bechara

Fernanda ainda explica que essas obras em exposição instigam os visitantes a explorarem o espaço e a paisagem ao seu entorno, proporcionando portas, janelas, molduras e passagens para as mais diferentes formas de olhar para a cidade e vivenciar a arte nos seus espaços. “Elas colocam um parque público como o Parque Cultural Reserva Vitória em diálogo com a arte e com a cidade, criando-se uma atmosfera de experiência com o espaço, onde o público se conecta com a arte e com a natureza. Essa realidade é motivo também para a conexão entre ideias e pessoas, de modo a instigar espaços como o do parque a se tornarem lugares democráticos de socialização”, reforça ela.

Segundo Lara Brotas, diretora executiva da Matias Brotas, uma das idealizadoras do projeto, e responsável pela curadoria das obras no parque, é um privilégio fazer parte de mais um projeto que envolve ‘Arte, Cultura e Educação’ e ver o parque se tornando um organismo vivo com ações como essa que ampliam o diálogo com a sociedade e as relações de troca e pertencimento. “É incrível ver os alunos tendo contato com a arte, interagindo e entendendo essa relação comunidade e espaço público e tudo nele ao redor”, explica Lara.

Lembrando que, durante a visitas das escolas, a Associação dos Moradores e Amigos da Reserva Vitória – AMARV disponibiliza lanche e a água para os estudantes e o Shopping Vitória garante o melhor acesso possível a banheiros nos ambientes internos durante a visitação. Uma equipe de bombeiros do Shopping Vitória realiza a recepção dos grupos e os procedimentos de segurança e atendimento emergenciais.

E além das visitas agendadas dentro do projeto, vale destacar que o Parque Cultural Reserva Vitória é aberto ao público, e que pode ser visitado qualquer dia e horário.

Leia também