Cultura

Projeto Mãos à Obra

Curso gratuito de Libras para artistas e produtores está com inscrições abertas e dá passo mais profundo no incentivo à acessibilidade

Na foto, de Melina Furlan, a Intérprete Karina Zonzini

Compositora e produtora cultural capixaba, Bella Nogueira fomenta o acesso da comunidade surda à música desde 2020, quando criou, durante a pandemia, o Canal Explicanção, pioneiro no país a oferecer acessibilidade em Libras ao cenário musical.

Desenvolver atividades que fomentem a acessibilidade é tarefa obrigatória para artistas e produtores beneficiados por editais e Leis de Incentivo. Mas a produtora cultural e compositora capixaba Bella Nogueira foi muito além da obrigatoriedade: passou os últimos três anos se dedicando a incluir a comunidade surda nos circuitos musicais do Espírito Santo e do país.

Com a trajetória, uma de suas grandes contribuições acaba de se tornar realidade: estão abertas as inscrições, até dia 10 de setembro, do Curso de Introdução a Libras, a Língua Brasileira de Sinais, para artistas, gestores e produtores culturais capixabas. O intuito é incentivar todos esses profissionais a oferecerem acessibilidade, a partir de suas obras e produções, ao público surdo – mais de 10 milhões de brasileiros, segundo o IBGE.

O curso faz parte do projeto Mãos à Obra: Música Acessível, idealizado por Bella Nogueira e completamente voltado à inclusão digital. Além do curso, o Mãos à Obra vai desenvolver trabalho especial com 12 compositores capixabas – mais informações em breve.

As aulas de introdução a Libras serão ministradas por Karina Zonzini, pedagoga e intérprete-tradutora há mais de 15 anos. A capacitação decorrerá por contextos históricos da Libras e da comunidade surda ao longo dos séculos: seus principais protagonistas, direitos conquistados e mais.

Outro ponto determinante é que o curso abordará o alfabeto manual (datilologia), de modo que os alunos aprenderão a soletrar com as mãos, mecanismo essencial a quem deseja se comunicar pela Língua de Sinais.

O curso contará ainda com participação da própria Bella, responsável por propor reflexões e provocar mais debates sobre o tema. “No Mãos À Obra, nós elevaremos a interpretação e o protagonismo da nossa intérprete a outro patamar. E, com o curso, certamente incentivaremos cada vez mais artistas e produtores a abraçarem a acessibilidade como elemento indispensável na execução de suas obras e produções”, projeta Bella.

Inscrições – Artistas, gestores e produtores culturais podem se inscrever no Curso de Introdução a Libras por meio de formulário disponibilizado no canal do Instagram do projeto Mãos à Obra: https://linktr.ee/maosaobraarteacessivel.

O edital de chamamento público que rege o formulário destinará 50% das 20 vagas disponíveis a pessoas pretas, indígenas, mulheres e pessoas LGBTQIAPN+.

Os interessados precisam atuar no setor cultural, ter atingido a maioridade civil e residir no ES há no mínimo dois anos. Os selecionados serão notificados pela produção em seus endereços eletrônicos. O curso ocorrerá em formato virtual, pela plataforma Zoom, entre os dias 18 e 22 de setembro, e oferecerá certificação aos que o concluírem.

Inclusão é prioridade – Tudo começou em maio de 2020, quando a compositora e produtora cultural Bella Nogueira criou, durante a pandemia, o Canal Explicanção – primeiro canal digital independente do Brasil a acessibilizar e traduzir as obras de compositores para a comunidade surda, tendo como parceira e voluntária a intérprete Karina Zonzini, fundadora do Instituto Surdo Mundo, em São Paulo.

Produto idealizado pela produtora Nogueira Produções, capitaneada por Bella, nos últimos três anos o Explicanção desenvolveu quadros, documentários, web séries, um podcast e um festival – o Exfest -, sempre ladeando com equivalência acessibilidade e música.

“Nos últimos anos fizemos um trabalho muito bonito, de oferecer a mais de quarenta artistas do nosso Estado a oportunidade de serem consumidos e conhecidos pelo público surdo por meio do canal, do nosso festival, entre outras produções. E a gente sabe que, muitas vezes, artistas independentes não têm condições de colocar um intérprete no show, no videoclipe… Por isso, a gente faz esse papel para eles com muito carinho e, nessa produção em especial, vamos fazer isso em um formato inédito e provocador, para gerar reflexão mesmo, jogar luz ao tema e na necessidade do nosso setor ser mais comprometido com esse público”, pontua Bella.

Curso gratuito de Libras para artistas e produtores está com inscrições abertas e dá passo mais profundo no incentivo à acessibilidade

– Inscrições abertas desta terça, 22, a 10 de setembro
– Formulário de inscrição no Instagram do projeto Mãos à Obra: https://linktr.ee/maosaobraarteacessivel
– Curso acontece entre 18 e 22 de setembro, pela plataforma Zoom
– Canal Explicanção: https://www.youtube.com/@EXPLICANCAO
– Feed Instagram Mãos à Obra: https://www.instagram.com/maosaobraarteacessive

Leia também