O governo do Espírito Santo lançou nesta quinta-feira (27), na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Projeto ES + Competitivo, que contará com um escritório de investimentos e uma parceria entre as partes. O objetivo é desenvolver ainda mais o Estado, incentivando, fortalecendo e atuando nas relações institucionais, nacionais e internacionais na área econômica.
A assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi feita pelo governador do Estado, Renato Casagrande, pelo vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, e pela presidente da Findes, Cris Samorini. Também participaram da cerimônia o deputado estadual Tyago Hoffmann, além de outras autoridades, empresários e presidentes e representantes de sindicatos filiados à Federação.
A parceria entre o governo do Estado e a Findes vai otimizar a prospecção de novos investimentos no Espírito Santo, além de fortalecer a reindustrialização, promover a economia verde e outras pautas defendidas pelo Executivo estadual. Esse trabalho unificado vai ainda permitir a geração e a análise de informações sobre a economia e a promoção de ações com a finalidade de ampliar a competitividade das empresas do Estado e auxiliar na gestão de projetos.
A presidente da Findes, Cris Samorini, lembra que o Espírito Santo é um Estado com um bom ambiente de negócios e, com o Projeto ES + Competitivo, isso será potencializado, contribuindo para fortalecer a economia local.
“A assinatura do termo de cooperação consolida algo que a Indústria já vinha debatendo há algum tempo, que é a estruturação de uma agência de desenvolvimento e atração de negócios. Essa pauta, inclusive, consta na Agenda da Indústria Capixaba, material produzido pela Findes em 2022 e entregue às diversas lideranças políticas. Para nós, essa iniciativa vai profissionalizar a prospecção de investidores estratégicos, estimular a diversificação das atividades econômicas e impulsionar o desenvolvimento do Estado.”
O governador Renato Casagrande destaca o papel da indústria de ser uma indutora do crescimento econômico e reforça como o bom relacionamento institucional com a Federação tem gerado importantes parcerias. “A Findes já é uma federação parceira. A Federação é uma instituição que tem gestão moderna. Isso é importante porque ajuda a gente a governar o Espírito Santo”, comenta.
Para o vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, o Estado precisa verticalizar sua produção, gerar mais valor agregado. De acordo com ele, os esforços já estão acontecendo. “Este termo de cooperação não é nada mais do que organizar este esforço para que a Secretaria de Desenvolvimento do Estado e a Findes possam atuar de maneira integrada.”
O acordo de cooperação prevê a consolidação de um Comitê Técnico que será formado pelo Governo do Estado e pela Findes e que terá estabelecido um plano de trabalho. “O plano vai considerar uma das maiores expectativas em relação à Findes, que é fazer com que as indústrias, que são concentradoras de atividades e que têm em sua cadeia produtiva uma enorme quantidade de fornecedores e de clientes, possam nos ajudar a trazê-las para o Estado”, conclui Ferraço.
Cris Samorini lembrou que a construção dessa parceria vem acontecendo há meses e citou que a Findes e o governo conheceram outros modelos de iniciativas nesse sentido para estruturar o projeto capixaba. “Em março deste ano, por exemplo, foi realizada uma visita à Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para um benchmarking, quando nossa equipe conheceu mais detalhes da Agência de Investimentos já criada pela Federação catarinense junto com o governo.”
Projeto ES + Competitivo
São diretrizes do Projeto ES + Competitivo a reindustrialização do Estado; a promoção da economia verde; intensificar a implementação inovadora da tecnologia da indústria 4.0; incentivar o adensamento da cadeia produtiva e promover a redução das desigualdades regionais; e apoiar o desenvolvimento de ações visando à formação e capacitação profissional para atender as demandas do setor produtivo.
O Projeto ES + Competitivo atuará em áreas como: prospecção de negócios: identificação de novas oportunidades de negócios para o Estado e oferta de serviços disponibilizados no âmbito do Projeto ES + Competitivo; relações institucionais, nacionais e internacionais.
Escritório de Investimentos
O Escritório de Investimento – ES integrará a estrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e servirá como principal local de prestação de serviços e atendimento aos representantes de sociedades empresariais e civis e de outras pessoas jurídicas no âmbito do projeto ES + Competitivo.
O projeto poderá contar com o apoio de instituições privadas, observadas as regras e os procedimentos previstos na legislação. O apoio de instituições privadas pode se dar meio do fornecimento de material, pelo fornecimento de projetos, dentre outros.
A parceria terá como objetivo a geração e análise de informações sobre a economia, bem como a promoção de ações estratégicas para captar investimentos. O acordo formaliza a união de esforços para atrair novos players, elaborar análises qualitativas, realizar a gestão de projetos, ampliando a prospecção de investimentos que possam promover maior equilíbrio do desenvolvimento social e econômico. O intuito é criar oportunidades de emprego e renda para os capixabas.