Trinta escolas municipais de Vila Velha desenvolveram, no ano de 2023, o projeto de hortas pedagógicas, uma iniciativa que promove o cultivo de legumes e verduras nas próprias escolas, com o envolvimento dos alunos. Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação já começou a captação de novas escolas, e a expectativa é de que o número amplie para pelo menos 40 unidades atendidas.
De acordo com o idealizador e responsável pelo projeto, José Carlos Fernandes Soares, neste momento, estão sendo realizadas visitas técnicas para reativação das hortas e implantação de novas unidades. Já os primeiros plantios estão previstos para a partir do dia 5 de março, conforme cronograma que vem sendo estruturado.
“É um projeto com uma intencionalidade pedagógica muito rica, por meio do qual os alunos colocam mesmo a mão na terra e participam de todas as etapas, desde o preparo do solo, cuidado das plantas, acompanhamento do seu crescimento até a colheita. Esse processo exige engajamento da unidade de ensino e integração com professores e equipe”, salientou.
O alimento colhido é utilizado na merenda escolar e também oferecido para que os alunos levem para casa. As unidades interessadas podem entrar em contato pelo telefone 27 99245-4265 ou pelo e-mail eduambiental.semed@edu.vilavelha.es.gov.br, solicitando agendamento para visita técnica e avaliação de viabilidade.