O Festival Colibri terá sua 36° edição neste ano, no dia 20 de julho, com programação a partir das 9h, no Sebrae, além da premiação, que será no Teatro Sesc Glória
O Espírito Santo é um estado fértil em criatividade e, por isso, o Festival Colibri foi criado, há 36 anos – para reconhecer os sucessos dos trabalhos em publicidade capixaba. A edição deste ano tem como tema uma palavra forte e cheia de energia “Eletrizante”, e tem programação diversa para dissipar toda essa vibração em premiações. O evento acontece dia 20 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com palestras e oficinas gratuitas no Sebrae. E o momento mais esperado do Festival – o Prêmio Colibri – será no Teatro Sesc Glória, a partir das 19h30.
Alexandre Pedroni, Presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo (SINAPRO-ES), ressalta a importância do Festival para impulsionar a criatividade capixaba. “Nós acreditamos que o Prêmio Colibri é um elemento essencial que transforma, impulsiona, potencializa e converte em criatividade. Além de ser um movimento que emociona e dá resultado para o próprio mercado capixaba. É de grande felicidade para nós a realização da 36° edição do evento, que é um dos mais tradicionais de premiações de publicidade do Brasil, e é um espaço para debates de temas atuais, como inovação, tecnologia, ESG e muita criatividade”, destaca.
Serão premiadas 36 categorias. Além das premiações das agências de publicidade, que já fazem parte do evento, terá a premiação de profissionais – que fazem parte de agências filiadas ao Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo (Sinapro-ES). Como também, os fornecedores e os universitários de Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Design de Produto, Design e Desenho Industrial.
Entre as categorias, as mais aguardadas estão a Agência do Ano, o Grand Prix e o Case de Sucesso. Além de outras que também prometem uma competição eletrizante, que abordam materiais em Tv Cinema e Tv Varejo; rádio; impresso; Out Of Home, promoção e ativação; Design – Identidade Visual; Design – Design Gráfico; Digital – mídias online; Digital – Filme digital; Digital – Campanha digital varejo; Digital – campanha digital institucional; Digital – Case de sucesso; Campanha – Varejo e Campanha – institucional.
Para que as premiações sejam entregues, o Festival Colibri conta com um júri popular com profissionais renomados do Brasil e do mundo – um grande exemplo é a Diretora de Criação Gabriela Moura, que foi a primeira mulher negra a ganhar um prêmio na renomada competição Cannes Lions 2023. Além de outros jurados que são componentes da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP).
E para tornar o processo de votação mais seguro, o evento conta com um auditor que, a partir da validação das peças, automatiza a votação e, em contato com o júri, mensura os resultados. Ou seja, em todas as categorias a votação é computada para que não haja nenhum tipo de vantagem ou desvantagem para os competidores, afinal, todas as votações são validadas pelo profissional auditor antes de serem divulgadas. O Festival Colibri também conta com a organização da Feelin’ Experiências Incríveis e realização da Sinapro-ES.