Nesta sexta-feira (21), começa o Circuito Mundial de Bodyboarding Feminino, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, em Jacaraípe, na praia Solemar. Atletas de várias partes do mundo já estão na Serra para competir. Entre elas está a pentacampeã mundial do esporte e idealizadora do projeto, Neymara Carvalho.
Ao todo, cerca de 100 atletas vão competir nas águas do balneário de Jacaraípe. A etapa, que acontece dos dias 21 a 29 de abril, é a abertura das próximas que vão girar o globo. O prêmio final da competição é o bolão de 35 mil dólares.
Neymara, pentacampeã mundial, falou sobre a idealização do projeto e a oportunidade de dar espaço para as mulheres no esporte.
“O projeto idealizado surgiu em 2021. “Wahine”, que significa “mulher” na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento esportivo marcado para o mês de junho. Além disso, foi em águas havaianas, um dos pódios mais emblemáticos da minha carreira, que eu consagrei meu nome no cenário do bodyboarding internacional”, contou.
A novidade para esse ano é a inclusão. Pela primeira vez a bateria para atletas Pessoas com Deficiência (PCD), as melhores da categoria também receberão premiações.
A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra entende a importância do fomento ao esporte e lembrou o aulão que aconteceu no último sábado (15).
“Esporte e educação sempre caminham de mãos dadas. O aulão do último sábado, certamente, despertou sonhos em muitas crianças que participaram. Principalmente porque a aula foi dada por uma representante do nosso estado, cinco vezes campeã mundial. Neymara é um ícone do bodyboarding. Acredito nesse tipo de iniciativa que contribui para a formação de cidadãos mais bem preparados para a vida”, enfatizou o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Philipe Lemos.